O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), realiza durante o mês de setembro reuniões do Programa Produzir Brasil. Os encontros, que são coordenados e realizados por técnicos da Emater, ocorrem em Projetos de Assentamento (PA) localizados em 30 municípios do Estado de Goiás, que estão cadastrados e aptos para receberem os benefícios do projeto.
Segundo a gestora da Emater do Programa Produzir Brasil, a Socióloga Elen Maria Pachêco, as reuniões marcam o início da execução do programa e fazem parte da primeira meta, que é a mobilização das famílias. “Esses encontros têm por finalidade reunir o público beneficiário em potencial dos assentamentos para explanar e sanar as dúvidas sobre as características, objetivos, atividades e metas do projeto”, diz.
Ainda segundo ela, após a apresentação dos planos e finalidades do projeto, serão realizadas as inscrições dos produtores e produtoras que tiverem interesse em participar do programa. Deste modo, nas próximas metas, serão realizados pelos profissionais da Emater os processos de análise e diagnóstico dos PAs por meio do Plano de Desenvolvimento Sustentável dos Assentamentos (PDSA) e, assim, os agricultores poderão se cadastrar como Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA).
Maria Lucia, uma das produtoras rurais que participaram do encontro que ocorreu no município de Itaberaí, relata a importância do programa. “A reunião foi muito boa e muito produtiva, os técnicos da Emater nos passaram todas as informações e garantiram que teremos todo o acompanhamento técnico durante o programa. Vamos poder colocar em prática o sonho de melhorar a nossa produção e cuidar melhor do nosso pedaço de chão”, conclui.
Produzir Brasil
O Programa Produzir Brasil é uma parceria entre o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), sob a chefia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), e tem como objetivo fornecer apoio técnico para famílias produtoras rurais de assentamentos do Estado.
O programa, que conta com cinco etapas de atuação, sendo elas a definição de público, diagnóstico e planejamento, elaboração e entrega de produtos, intervenções técnicas e avaliação, busca fortalecer a estrutura e a autonomia dos assentamentos. Além disso, o propósito é acelerar o processo de consolidação dos projetos de reforma agrária, garantindo o desenvolvimento sustentável, bem como a estabilidade social das famílias assentadas, atuando em três eixos principais: produtivo, promoção social e agroambiental.
O Produzir Brasil é norteado pela elaboração, atualização, execução e monitoramento do PDSA. A iniciativa tem duração de 24 meses, se estendendo até o final de 2022. Por meio da Emater, mais de duas mil famílias assentadas serão assistidas em 51 assentamentos de 30 municípios goianos.
O post Emater realiza rodada de reuniões com produtores do Programa Produzir Brasil apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.