Com crise hídrica decretada, Trindade estabelece racionamento de água

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, nesta terça-feira (21/09) assinou decreto declarando estado de emergência hídrica no município. A medida prevê o racionamento do consumo principalmente de grandes usuários de água para irrigação de diferentes plantios, isso por no mínimo um mês, podendo chegar a três meses.

Eles são nove grandes usuários e captam diretamente da Bacia do Arrozal, formada por um conjunto de nascentes que abastecem Trindade com água potável, e ligada à Bacia do Rio dos Bois. Os grandes consumidores somente poderão usar água para irrigar os plantios (hortaliças, plantação de grama, e outros), entre meia noite e 9 horas da manhã, durante um mês.

Nesse período, a região da microbacia ficará sob monitoramento ainda mais intenso pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e pela Saneamento de Goiás (Saneago) que abastece o município. 

A Semma vai utilizar imagens de um drone para atestar que não vai haver bombeamento a partir das 9h. “É a partir desse horário que o consumo nos bairros também cresce”, explica o secretário de Meio Ambiente, Roberto Badur.Advertisement

Contudo, o impacto dessa restrição será avaliado na próxima segunda-feira, dia 27, podendo haver ainda mais redução de horário para a captação, ou a dilatação do horário em caso de terem ocorrido chuvas regulares, por exemplo.

Previous Post
Next Post