Educação de Goiás sobe no ranking de competitividade dos estados

As ações do Governo de Goiás na área da Educação são reconhecidas nacionalmente. O ranking de competitividade dos estados elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que faz um raio-x das ações governamentais, identificou um crescimento na ação educacional do Estado no relatório de 2021, divulgado nesta semana.

Goiás, que já é 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino médio, com nota 4,8, subiu duas posições no ranking do CLP, em comparação com o resultado de 2018.

A criação de ações para ouvir a comunidade escolar na reforma e ampliação das unidades escolares e na aquisição de novos equipamentos mostra que governar ouvindo as pessoas faz parte da gestão democrática que foi implementada pelo governador Ronaldo Caiado. Todas as unidades escolares da rede pública estadual de ensino já receberam investimentos de, ao menos, R$ 200 mil para a melhoria da infraestrutura.

Na área pedagógica, a revolução na Educação fica ainda mais nítida a partir do processo de enfrentamento da pandemia de coronavírus, quando os estudantes das escolas estaduais voltaram às atividades escolares apenas três dias após a suspensão das aulas presenciais.

O trabalho da Educação do estado, realizado em parceria com o Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE), foi referência para o Brasil com as aulas não presenciais implementadas ainda no mês de março de 2020. A criação do portal de conteúdos NetEscola e o reforço dos projetos Goiás Bem no Enem, GoiasTec, Ejatec e Seduc em Ação foram primordiais para que a Educação enfrentasse a pandemia garantindo o ensino e aprendizagem aos estudantes das escolas públicas estaduais.

No setor de tecnologia educacional, os investimentos estão crescendo. Com ações como a Internet Patrocinada, iniciativa que garante aos estudantes acesso aos conteúdos educacionais sem consumo de seus dados móveis pessoais, os repasses do programa Conectar, de instalação de Internet de alta velocidade em todas as unidades escolares, a entrega de chromebooks para todos os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e uma grande parceria com o Google para apoiar todas as unidades escolares, o governo estadual tem assegurado a conectividade para estudantes e professores.

O governo já está projetando para 2022 a expansão dos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), a criação de novos Colégios Estaduais da Policia Militar de Goiás (CEPMGs), novos projetos na área de tecnologia da Educação para todos os estudantes da rede estadual e um grande investimento na área da inclusão com a reestruturação de novas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O post Educação de Goiás sobe no ranking de competitividade dos estados apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Previous Post
Next Post