O Governo de Goiás realiza neste sábado e domingo (20 e 21), a primeira edição do Mutirão Iris Rezende, na Região Noroeste de Goiânia. O grande evento social começará às 8 horas, na Praça da Feira do Setor Morada do Sol, acesso pela Avenida Mangalô.
A iniciativa, que homenageia e resgata a tradição das gestões de Iris Rezende na capital, envolve os mais diversos órgãos da estrutura estadual com o propósito de levar serviços facilitadores do dia a dia do cidadão aos moradores da localidade em que acontece. Nesta edição, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), uma das secretarias estaduais que participam do evento, proporcionará momentos de lazer e entretenimento à população.
A partir das 8 horas, o violinista Lukas Santana abrirá a programação cultural com apresentação instrumental solo de sucessos da Música Popular Brasileira, como “Tocando em frente” (Almir Sater) e “No Rancho Fundo” (Ary Barroso). Na sequência, a Orquestra de Violeiros, mantida pela Secult, se apresentará com clássicos do sertanejo. Às 10 horas, a Banda Sinfônica Jovem de Goiás levará ao público repertório eclético, com composições de Michael Jackson, Los Hermanos, Leandro e Leonardo, entre outros clássicos.
As atrações da manhã terminam com apresentação do grupo de Street Dance Basileu França, da Escola do Futuro. A partir das 16 horas, sobe ao palco o Corpo Circense Basileu França.
O primeiro Mutirão Iris Rezende contará também com a disponibilização da van adaptada da Gibiteca Jorge Braga, repleta de exemplares do universo dos gibis e, ainda, com atrações do Fica Itinerante, com sessões de cinema ambiental.
Para o secretário de Estado de Cultura, César Moura, unir o acesso à Cultura ao Mutirão Iris Rezende é mais uma frente de ação do Governo de Goiás em prol de valorizar a produção cultural goiana. “O governador Ronaldo Caiado demonstra, mais uma vez, o quanto ama a cultura do nosso Estado, por isso quer que todos tenham acesso à ela.”, explica o secretário. “Teremos um dia e meio de entregas importantíssimas para a população, que vão agilizar o dia a dia dessas pessoas, gerar emprego, atendimentos na área da saúde, renegociações de débitos junto ao Estado, dentre tantos outros serviços, e faremos isso envoltos no clima de alegria que a arte proporciona”, destaca César Moura.
Serviços e atendimentos
O mutirão do Governo de Goiás oferecerá, em um só lugar, uma série de atendimentos. Na saúde, os participantes terão acesso a consultas e exames oftalmológicos, testagem para Covid-19, vacinação, aferição de pressão arterial e de glicemia. Quem visitar o evento terá acesso a corte de cabelo, registro de certidões de nascimento, casamento e de óbito, bem como alteração para nome social e retificação de nome. Ainda estarão disponíveis emissão de passaporte do idoso, carteira do deficiente e carteira do autista.
Mais de 70 serviços serão disponibilizados por meio dos totens do Expresso, plataforma de atendimento digital do Vapt Vupt. Pelo Atende Mais, será possível emitir primeira e segunda via de CPF, recadastramento do Goiasprev, senha para consignação e itens do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), como acesso a boletos on-line do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), multas, licenciamentos e emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Na economia, serviços como parcelamento de IPVA e emissão de documentos para microempreendedor individual e produtor rural. Cidadãos terão acesso, ainda, a serviços nos setores de meio ambiente, educação, saneamento básico, entre outros.
O post Governo leva atrações culturais ao Mutirão da Região Noroeste de Goiânia apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.