O Hospital Estadual de Formosa (HEF), referência em urgência e emergência na região do Entorno do Distrito Federal, realizou 6.394 atendimentos no pronto-socorro nos primeiros 20 dias deste ano. Em comparação aos 20 primeiros dias de dezembro de 2021, esse total representa 1.628 atendimentos a mais. Ou seja, um aumento de mais de 30%. Segundo a gestão da unidade do Governo de Goiás, o objetivo é aumentar ainda mais a assistência à saúde da população da cidade e de municípios do Entorno.
“Estamos em expansão contaste dos nossos serviços. Buscamos sempre evoluir, crescer e construir uma unidade cada vez melhor para todos os nossos pacientes. Em 2021, atendemos quase 90 mil pessoas no pronto-socorro. Então, sem dúvida, temos boas expectativas para este ano, já que o hospital registrou um número recorde de atendimentos nesses primeiros dias de 2021”, ressalta Vânia Fernandes, diretora do HEF.
O HEF atende, em especial, pacientes encaminhados pelo Complexo Regulador Estadual (CRE) ou resgatados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros. Só no mês de dezembro, a unidade recebeu cerca de 300 pacientes em estado grave, classificados como vermelho e laranja.
Os casos urgentes influenciam no tempo de espera de pacientes classificados como não urgentes (azul) ou pouco urgentes (verde). Pessoas com essas classificações também podem ser atendidas nas Unidades Básicas de saúde (UBSs), Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e do Programa Saúde da Família (PSFs). Em dezembro, dos 6.858 atendimentos realizados, 3.424 (cerca de 50%) tinham esse tipo de perfil.
“Esse aumento no número de atendimentos acompanha a tendência nacional, principalmente pela incidência de pacientes com sintomas gripais, seja por Covid-19 ou Influenza. Estamos trabalhando constantemente para acolher e dar assistência a todos aqueles que precisam de auxílio médico”, reforça Vânia Fernandes.
Testagem
Ainda na esteira de prestar o melhor serviço aos moradores de Formosa, o HEF foi uma das unidades participantes da ampliação da testagem para Covid-19. A ação, realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), começou em 17 de janeiro, atendendo o público a partir das 8 horas.
A unidade disponibilizou aos moradores um ambiente seguro para a realização dos testes e optou pelo sistema de distribuição de senhas. Os testes são oferecidos para pacientes cujos sinais apontem para a forma assintomática ou sintomática da Covid-19.
Por se tratar de uma doença infectocontagiosa, é importante a testagem em massa. Dessa forma, o HEF se preparou para garantir que a ação de testagem seja segura e rápida. Assim, caso o teste revele positivo para coronavírus, o paciente imediatamente passa por atendimento médico, no qual é avaliado e recebe o receituário dos medicamentos.
A segunda parte do processo, que inclui o monitoramento dos pacientes cujos testes resultaram positivo, fica a cargo do município de origem da pessoa. De acordo com Karolina Reis Ornelas, coordenadora do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar do HEF, a ação de testagem “tem como objetivo detectar possíveis novos casos, mas, também, informar a população e alertar sobre a importância de manter medidas preventivas como o uso adequado de máscara, evitar aglomeração e higienizar as mãos com água e sabão”.
O post Pronto-Socorro do HEF registra 30% de aumento nos atendimentos apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.