Assessores pedagógicos, tutores educacionais e gerentes da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) participam, nesta terça e quarta-feira (15 e 16/02), em Goiânia, da oficina de Apropriação dos Resultados do Saego 2021.
Coordenada por analistas e especialistas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a capacitação visa auxiliar os profissionais da Educação na análise dos resultados da avaliação externa e no desenvolvimento de ações que possam melhorar os resultados das escolas nas próximas provas.
Melhorias no aprendizado
Uma das profissionais responsáveis por ministrar a oficina é a analista de Avaliação do CAEd/UFJF, Luciana Sales. De acordo com ela, momentos de análise como esse, promovido em parceria com a Seduc, servem para que as escolas e suas respectivas equipes compreendam os resultados e possam transformá-los em ferramentas para o alcance de melhorias no aprendizado.
“Nós trazemos algumas propostas, algumas sugestões de trabalho com esses resultados e que estamos passando para os profissionais para que eles, como multiplicadores, possam levar até as escolas e seus professores e discutir com eles”, explica a analista.
Ao longo dos dois dias de formação, os participantes são orientados pelos cinco especialistas do CAEd a participarem de dinâmicas e discussões e a contribuírem diretamente com a leitura e interpretação dos dados. “Não é uma análise do número em si, do resultado em si, mas de todo o contexto da avaliação externa, da importância de olhar para esses resultados e de como isso impacta verdadeiramente na escola e orienta o nosso trabalho em todas as instâncias da Secretaria de Educação”, ressalta a gerente de Produção de Material para o Ensino Fundamental da Seduc e uma das participantes da oficina, Alessandra Almeida.
Para Josias Dias Dutra, que atua como tutor educacional na Coordenação Regional de Educação de Rio Verde há mais de 10 anos, o conteúdo apresentado vai permitir que as equipes pedagógicas possam atuar de modo mais assertivo, principalmente nessa retomada das aulas presenciais em meio à pandemia.
“Para nós, tutores, é o momento de nos apropriarmos dos resultados e, ao mesmo tempo, buscar auxiliar as escolas através de ações, de atividades que contribuirão para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos. O nosso objetivo é esse: é buscar subsídios para que a gente possa voltar para a escola e auxiliar os gestores, os professores na diminuição da defasagem na aprendizagem e que foi impactada pela pandemia”, destaca o tutor.
Saego
O Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (SAEGO) foi criado pelo Governo de Goiás, por meio da Seduc, com o objetivo de avaliar a proficiência dos estudantes nas disciplinas de Matemática e de Língua Portuguesa e, assim, contribuir para a melhoria do desempenho educacional dos alunos da rede estadual.
As provas do Saego 2021 foram aplicadas em outubro do ano passado e contaram com a participação dos estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Os resultados das avaliações foram compilados pelo CAEd/UFJF e disponibilizados às Coordenações Regionais de Educação (CREs).
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