A efetiva democratização do acesso aos serviços públicos no Estado segue sendo ampliada e chega a cada vez mais municípios. Desde o último dia 7, o Expresso Balcão já está em funcionamento em mais quatro cidades: Joviânia, Goianápolis, Porteirão e Nova América. A ferramenta possibilita aos cidadãos o uso do atendimento digital do programa Expresso com a orientação presencial de servidores municipais treinados pela Secretaria de Estado da Administração (Sead).
O Expresso Balcão está sendo implantado em 30 municípios que responderam ao edital de chamamento da Sead para a parceria e cumpriram com as normas para a adequada oferta dos serviços. As atividades da ferramenta já foram iniciadas, anteriormente, em Divinópolis, Varjão e Rio Quente. Os servidores das cidades selecionadas passaram por treinamento em formato híbrido, com aulas a distância e presenciais, para realizarem os serviços solicitados com qualidade, a partir das instruções de trabalho disponibilizadas pelos órgãos responsáveis e da plataforma do Expresso.
Desenvolvido a partir de uma parceria entre as secretarias da Administração (Sead), de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e da Governadoria (SGG), o programa oferece 100 serviços estaduais digitalizados por meio do site expresso.go.gov.br. Eles poderão ser acessados, agora, com o auxílio dos servidores municipais nos locais onde os balcões estão sendo instalados. Aplicativo de celular e totens de autoatendimento também estão disponíveis para a população. Com o Expresso é possível acessar ainda os serviços do Governo Federal da rede Gov.Br.
A meta do Governo de Goiás é digitalizar, cada vez mais, os serviços, mas sem desassistir as pessoas com pouca familiaridade com a internet ou que preferem a interação presencial, razão pela qual os balcões serão disponibilizados em todas as regiões do Estado.
O post Expresso Balcão atende em mais quatro cidades do interior apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.