A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou no mês de fevereiro o Curso Capacita Agro Crédito Rural. O treinamento aconteceu no município de Anápolis e reuniu 24 técnicos da regional Rio das Antas.
A capacitação foi ministrada por Petherson Santana, gerente de Agronegócio da GoiásFomento, que explicou as regras do programa Produtor Empreendedor e os processos para a elaboração do projeto. Segundo o gerente regional da Emater, Pedro Américo, o objetivo da formação é preparar os técnicos para as demandas que surgirão no município a partir do programa.
“São projetos fáceis e ágeis, tudo pode ser feito por meio do computador ou do próprio celular. Nós percebemos que havia a demanda, mas não tinha ainda nenhuma proposta do GoiásFomento na região. Então chamamos o Petherson para dar uma dinâmica e agilizar esse processo, e deu certo”, conta Pedro Américo.
De acordo com José Francisco Vargas, técnico de Brazabrantes, seis projetos começaram a ser elaborados no município após a formação. “Alguns municípios têm demanda, mas o pequeno produtor fica muito distanciado do gerente das agências e não tem acesso aos bancos. O programa é positivo porque é mais acessível e simples de elaborar”, conclui.
Produtor Empreendedor
A linha de crédito Produtor Empreendedor – Crédito Rural foi lançada em fevereiro de 2020 pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), juntamente com Emater e GoiásFomento. Em dezembro de 2021, o primeiro contrato da linha foi formalizado, no município de Iporá.
O programa tem o propósito de oferecer melhores oportunidades de desenvolvimento, encorajando o empreendedorismo e fomentando novos negócios no campo. A linha disponibiliza três modalidades de crédito, com taxas de juros mensais que vão de 0% a 0,5%, crédito de até R$ 50 mil, prazo de até 12 meses de carência e até 60 meses para pagar.
Para ter acesso ao crédito, o produtor deve procurar a unidade da Emater do seu município portando seu CPF, documentos de identidade e de propriedade do imóvel, comprovante de residência e relatório de rendimento bruto dos últimos 12 meses da atividade rural e não rural. Caso seja necessário, a Emater irá elaborar projetos de acordo com as necessidades do produtor. Após trâmite interno, o crédito é liberado pela GoiásFomento.
Para mais informações, confira a cartilha Produtor Empreendedor – Crédito Rural
O post Emater promove curso Capacita Agro Crédito Rural em Anápolis apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.