O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) investiu na contratação do aplicativo Transporte Especializado de Pacientes (TEP), com o objetivo de promover melhoria contínua no trabalho desenvolvido pela equipe de maqueiros da unidade do Governo de Goiás.
“O uso da ferramenta promove agilidade, rastreabilidade e automação da gestão do serviço de maqueiros. Nosso foco é ofertar ao usuário um serviço cada vez mais seguro, ágil e de qualidade, e, para isso, o uso da inovação e da tecnologia são essenciais”, explica o encarregado do Transporte Interno de Paciente, Mário Umberto Ferreira da Silva Filho.
Para acionar o maqueiro, o profissional responsável pelo paciente abre um chamado no aplicativo com todas as informações necessárias, como ponto de partida, destino, tipo de transporte – maca ou cadeira de rodas – e as observações para informações sobre uso de oxigênio e precaução de contato, por exemplo. Após concluir o transporte, o maqueiro finaliza o chamado e fica disponível no sistema novamente.
Todas essas etapas do chamado são registradas pelo aplicativo, que gera relatórios diários que permitem a mensuração quantitativa e qualitativa do serviço, além da rastreabilidade do trabalho desenvolvido em prol do paciente.
“Na busca pela melhoria contínua do nosso serviço, vimos na tecnologia do aplicativo a possibilidade de analisar, de forma crítica, o trabalho desenvolvido pelos maqueiros. Agora, é possível saber, em tempo real, quais são as demandas da instituição, qual o tempo médio para cada tipo de chamado e qual o setor que mais solicita os maqueiros, por exemplo. Tais informações são essenciais para a gestão e planejamento estratégico do serviço” ressalta a supervisora responsável pelo Serviço de Transporte Interno de Pacientes, Andrea Gomes Godinho.
Identificação do APP
Para chegar à ferramenta de automação e gestão do processo, a Supervisão de Tecnologia da Informação do Crer trabalhou na identificação do APP que melhor atendia às necessidades da instituição. “Procuramos inspiração em experiências exitosas em outras unidades de saúde”, lembra Neilton Gomes da Rocha, supervisor de Tecnologia da Informação do Crer.
“Após estudo sobre a aplicação da ferramenta na nossa realidade, iniciamos o trabalho de configurações, importação de dados e capacitação dos profissionais. Rodamos um piloto e, a partir dele, chegamos à implantação efetiva do aplicativo na instituição”, explica o Neilton Gomes.
Desde que o TEP começou a ser utilizado no Crer, em janeiro de 2022, já foram registrados mais de 6.5 mil chamados atendidos pela equipe de maqueiros do hospital, que conta com 30 profissionais que trabalham em regime de plantão.
A aquisição do aplicativo para o Serviço de Transporte Interno de Paciente no Crer é uma das entregas do Programa de Projetos Valor para Saúde.
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