O Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) realizou na última terça-feira (22), em parceira com a Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo, a primeira edição do projeto Ipasgo Solidário de 2022. Com a presença da unidade móvel do Hemogo no estacionamento da autarquia, a iniciativa resultou em 93 doações e no cadastro de nove servidores no Registro Nacional de Doadores de Médula Óssea (REDOME).
Além de alertar os colaboradores do Instituto sobre a importância do ato, a ação tem como objetivo reforçar os estoques dos bancos de sangue de Goiás. A mobilização entre o Ipasgo e o Hemocentro Estadual ocorre desde 2014, o que tem garantido nos últimos anos elevada contribuição. Somente em 2021, o Instituto viabilizou cerca de 300 coletas de sangue e 123 cadastros no REDOME. Outras duas edições do projeto estão programadas para este ano.
Conforme o Hemocentro, a demanda média mensal de sangue, em Goiás, é de cerca de 4 mil bolsas. A Rede Hemo é responsável por fornecer sangue e hemocomponentes para 222 unidades de saúde em todo o Estado, que em fevereiro registraram déficit de 26% nas coletas.
Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Para fazer uma doação é necessário estar saudável, pesar acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo território nacional e idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis para doar.
Se você deseja ser um doador, saiba que é possível agendar o atendimento no Hemogo de forma on-line clicando aqui. Ao acessar a plataforma, basta escolher o melhor dia, horário e local para coleta. Outra opção para marcação é o telefone 0800 642 0457.
O post Ipasgo Solidário 2022 realiza 93 coletas de sangue apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.