Seduc realiza I Encontro de Articuladores do Programa Saúde na Escola

Os articuladores do Programa Saúde na Escola (PSE) participaram, nesta segunda-feira (25), de um encontro formativo na Secretaria da Educação de Goiás (Seduc). Coordenado pela Gerência de Saúde e Segurança do Servidor e do Estudante da Seduc, o evento tratou da importância desses profissionais para a execução das ações do programa nas escolas de todo o Estado. 

No período da manhã, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, falou aos articuladores e fez questão de enfatizar a relevância da atuação desses profissionais nas regionais de Educação. 

“Em questões relacionadas à saúde e ao bem-estar dos estudantes, o articulador é o primeiro a entrar no processo”, afirmou a secretária sobre o trabalho que deve ser executado na ponta, dentro das escolas. De acordo com ela, o momento de retomada das aulas presenciais nesse pós-pandemia exige esse olhar mais cuidadoso para o aluno e que vai além das ações de acolhimento. 

Intersetorialidade

Também estiveram presentes no encontro o técnico do Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde (MS), Lucas Agostinho Fernandes, e a técnica Administrativa na Coordenação Geral de Gestão Estratégica da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Gláucia Campos. 

Os convidados falaram sobre a intersetorialidade que permeia o programa Saúde na Escola e enfatizaram como saúde e Educação trabalham juntas em prol da formação integral dos estudantes. 

“Um evento estadual e que reúne representantes da Saúde e da Educação é um momento de debate e de identificar lacunas entre esses dois setores em prol de objetivo em comum. Nesse caso, a gente está falando do desenvolvimento dos estudantes”, iniciou Lucas Fernandes. “Um encontro como esse ocorre no sentido de pensar o que podemos fazer em função desse objetivo em comum e o que nós temos em mãos para realizar isso”, afirmou. 

Gláucia Campos, por sua vez, abordou a relação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as ações do PSE. De acordo com ela, as temáticas tratadas no programa correspondem a temas contemporâneos transversais da Base, estando diretamente ligadas ao macrocampo Saúde. 

“Às vezes a gente encontra dificuldades porque as pessoas pensam que o programa (PSE) é só da saúde, mas a BNCC validou o PSE e suas ações. Essa é a parte mais importante que o MEC tem tentado esclarecer, fomentar, divulgar, orientar e incentivar para que todas as ações do PSE sejam realizadas nas escolas.  O mais importante para gente é realizar as ações e registrar as ações”, ressaltou Gláucia. 

Programa Somos Capazes

O encontro marcou, ainda, a apresentação do programa Somos Capazes para Educadores aos articuladores regionais. A apresentação foi feita pela psicóloga Adalgiza Erse, que é coordenadora do programa na Seduc.

Criado em 2021, o programa aborda temas relacionados à saúde mental e emocional dos profissionais da rede estadual de ensino. Desde sua criação, o programa tem promovido rodas de reflexão, lives e palestras voltados ao público da Educação, contribuindo como suporte emocional aos servidores da Seduc. 

De acordo com Adalgiza Erse, 13 coordenações regionais de Educação (CREs) já receberam ações do projeto desde então. No entanto, a intenção é que ele seja expandido para as 40 CREs por meio da atuação dos articuladores.

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