Com a ampliação do número de usuários e de serviços digitais disponíveis na plataforma Expresso, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Administração (Sead), criou um sistema de avaliação do atendimento ofertado à população. De forma simples e rápida, os usuários podem dar notas de 0 a 10 para o nível de satisfação com o serviço e ainda deixar comentários, compartilhados diretamente com a administração pública.
Para classificar os serviços do Governo de Goiás nas plataformas digitais, basta ao cidadão acessar o botão de avaliação disponível na tela inicial do aplicativo de celular e do portal expresso.go.gov.br. Já para as interações presenciais, Expresso Balcão e Vapt Vupt, os usuários devem apontar o celular para os QR codes disponibilizados nos guichês de atendimento. Em unidades do Vapt que contam com o totem de autoatendimento, a avaliação do serviço também pode ser feita no equipamento.
A novidade tem o objetivo de acompanhar de perto as demandas do usuário para adequar o que é oferecido às suas necessidades. “Na prática e de forma inédita, essa iniciativa humaniza a prestação dos serviços públicos no Estado de Goiás, por meio da compreensão das necessidades dos cidadãos durante toda a sua jornada no recebimento dos serviços públicos”, explica a subsecretária de Gestão Pública da Sead, Lara Garcia Borges.
É o que aponta também a superintendente da Central de Transformação da Sead, Vânia Marçal Bareicha. “Os resultados dessa avaliação poderão impulsionar ações internas do governo que alavancarão melhorias significativas em todo o processo, como simplificação da relação do Estado com cidadão, melhoria dos ambientes de atendimento e redução de burocracias”, pontua.
Expresso
Lançado em maio de 2021, o Expresso vem se consolidando como uma nova forma do Governo do Estado interagir com o cidadão de maneira mais rápida, prática e descentralizada. O portal expresso.go.gov.br reúne mais de 100 serviços digitais com o objetivo de democratizar o atendimento público aos usuários em qualquer localidade, por meio da internet.
Além do site, também é possível acessar os serviços por meio dos totens de autoatendimento, aplicativo – disponível gratuitamente nas lojas dos sistemas operacionais Android e IOS, e em cerca de 60 unidades dos Correios nos municípios, além do atendimento presencial no Expresso Balcão, em 15 cidades.
Avaliação
A criação da avaliação está amparada pela Lei Estadual 20.846/20 e prevê qualificar os serviços do Estado, os canais de atendimento e o atendimento presencial, observando os seguintes aspectos: satisfação dos usuários; qualidade do atendimento; cumprimento dos compromissos e prazos definidos para a execução; quantidade de manifestação dos usuários e medidas adotadas pela administração pública para a melhoria e aperfeiçoamento da execução.
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