Começa na próxima quarta-feira, 15, e segue até dia 19 de junho, a 4ª edição da Campus Party Goiás (CP Goiás), que será realizada em formato presencial no Passeio das Águas Shopping, Região Noroeste de Goiânia. O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), participará da programação entre os dias 16 e 19 de junho com um estande fixo no evento, aberto à visitação das 10h às 22h, e promovendo um Talk Show sobre o Programa Centelha.
O Talk Show sobre o Programa Centelha acontecerá no dia 18, das 17h30 às 18h55, no Palco Login, com a mediação do presidente da Fapeg, Robson Vieira, e participação da subsecretária da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), Sheila Pires, dos representantes das instituições organizadoras do Programa, o diretor do Departamento de Empreendedorismo Inovador Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos César de Oliveira Pinto; o analista de inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Vitor Kappel; a coordenadora executiva da Segunda Edição do Programa Centelha da Fundação CERTI, Priscila Procópio da Silva e dos fundadores das startups selecionadas na primeira edição do Programa Centelha (Centelhanos) Rízia Andrade, da Biogyn; Nathalia Pedroso, da LunaGreen e Bianca Porto, da Grifa.
Temas
O estande do Governo de Goiás na Campus Party, compartilhado com a SEDI, será dividido em três áreas: Espaço Saúde; Espaço Centelha/Tecnova e Vitrine Tecnológica. No Espaço Saúde serão apresentados os projetos sobre Covid-19 fomentados por meio da Chamada Emergencial lançada pelo Governo de Goiás, através da Fapeg: Programa de Reabilitação Pulmonar Ambulatorial e Domiciliar Covid-19, do prof. Luís Vicente; Produção de Álcool Gel 70% com polímeros de Poliglicerol como alternativa ao uso de como alternativa ao Carbopol 940, do prof. Nelson Roberto; e Diagnóstico Molecular Rápido para Covid-19, da profa. Gabriela Duarte.
No Espaço Centelha/Tecnova estarão os fundadores das empresas fomentadas pelos dois programas (Centelha e Tecnova) que apoiam, através de subvenção econômica, ou seja, recursos não reembolsáveis, o desenvolvimento de produtos/bens/serviços inovadores que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado. Na Vitrine Tecnológica ficarão representantes do Projeto Meninas Cientistas e de Centros de Excelência, parceiros da Fapeg.: Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA/UFG); o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (CEAGRE/IFGoiano); e o Centro de Excelência em Bioinsumo (CEBIO/UFG/UEG/IF Goiano).
Campus Party
A programação da Campus Party 2022 inclui palestras, workshops, e-Sports e arena de drones, totalizando mais de 400 horas de atividades. Serão montados cinco palcos, em que o público participará fisicamente ou por meio de transmissões ao vivo. A estrutura também contempla 1,5 mil barracas para os campuseiros. A expectativa é de que mais de 76 mil pessoas participem das atividades.
CHAMADA EMERGENCIAL COVID-19
Em 2020, o Governo de Goiás, através da Fapeg, lançou uma Chamada Emergencial para fomentar projetos de pesquisa que pudessem contribuir para o enfrentamento e redução dos impactos da pandemia de Covid-19 em Goiás. Treze projetos foram selecionados pela chamada emergencial lançada pela Fapeg.
CEIA
Primeiro Centro de Excelência em Inteligência Artificial do país, fruto de acordo celebrado entre o Governo de Goiás, por meio da Fapeg e SEDI, com a UFG, por meio do Instituto de Informática. Tem como missão disponibilizar e transferir tecnologias baseadas em Inteligência Artificial, promovendo a competitividade de organizações públicas e/ou privadas, através do desenvolvimento e entrega de soluções tecnológicas inovadoras com foco principal para o setor de saúde, logística, segurança, energia e cidades inteligentes envolvendo empresas, startups do ecossistema e instituições de ensino e pesquisa.
CEAGRE
O Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (CEAGRE) é uma iniciativa do Governo do Estado de Goiás, por meio da Fapeg, com o Instituto Federal Goiano, e veio para fortalecer a vocação agrícola do Estado. Com chancela Embrapii, a proposta é atrair e desenvolver talentos capazes de gerar soluções inovadoras e exponenciais para a agricultura por meio de projetos de pesquisa aplicada. Os trabalhos envolvem empresas do ecossistema agritech, produtores rurais e instituições de ensino e pesquisa por meio da conectividade da internet das coisas, veículos autônomos, software e aplicativos, sensores remotos e técnicas de agricultura de precisão.
CEBIO
O do Centro de Excelência em Bioinsumo (CEBIO) é resultado de convênio celebrado pelo Governo de Goiás, através da Fapeg, com o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto tem como foco transferência de tecnologia ao produtor, realização de pesquisas e formação de mão de obra qualificada no setor. O CEBIO é composto por biofábricas e laboratórios para o desenvolvimento e disseminação de tecnologia de bioinsumos, que são produtos, processos e tecnologias de origem vegetal, animal ou microbiana, destinados ao uso nos diversos sistemas de produção agrícolas, pecuários, aquícolas e florestais.
Meninas Cientistas
O Programa Meninas Cientistas, do Instituto Federal de Goiás (IFG Uruaçu), assinou um termo de cooperação com a Fapeg para desenvolver o Projeto Empodera, que prevê a concessão de bolsas de iniciação científica júnior e de iniciação de desenvolvimento tecnológico e de inovação. O Projeto Empodera alia ações de ensino, pesquisa e extensão no sentido de estimular que estudantes do sexo feminino reconheçam seus potenciais nas diversas áreas do conhecimento a partir do contato com os procedimentos realizados em salas de aulas e laboratórios de ciências. As ações desenvolvidas pelo grupo são de relevância para a compreensão das realidades individuais e coletivas, além de contribuir com dados para orientar políticas públicas para mulheres no Estado de Goiás.
Centelha
O Centelha – Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – estimula o empreendedorismo inovador para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e apoia, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis), a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado. Goiás está em processo final de seleção de ideias inovadoras da segunda edição do Centelha. O Programa é executado, em Goiás, pela Fapeg e promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operado pela Fundação CERTI.
Tecnova
O Programa de Apoio à Inovação Tecnológica (Tecnova) é uma parceria entre o Governo de Goiás, através da Fapeg, e a Finep, que apoia, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica, ou seja, não reembolsáveis, o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores – novos ou significativamente aprimorados para o mercado nacional de empresas brasileiras com sede no Estado. O Programa busca apoiar os projetos de inovação que envolvam significativos riscos tecnológicos associados a oportunidades de mercado para estimular o desenvolvimento industrial e setores econômicos considerados estratégicos na política pública de inovação do Estado.
Serviço Fapeg:
Talk show – Programa Centelha
Data: 18/06
Local: Palco LOGIN
Horário: 17h30 – 18h55
Robson Vieira / Presidente da Fapeg
Sheila Pires / Subsecretária da SEDI
Marcos Pinto / Diretor do Departamento de Empreendedorismo Inovador do MCTI
Victor Kappel / Analista de Inovação da Finep
Priscila Procópio/ Coordenadora Executiva da Segunda Edição do Programa Centelha da Fundação CERTI
Centelhanos – Rízia Andrade (Biogyn)
Nathalia Pedroso (LunaGreen)
Bianca Porto (Grifa)
Estande
Data: 16/06 – 10h às 22h
Espaço Saúde
– Programa de Reabilitação Pulmonar Ambulatorial e Domiciliar Covid-19 – Prof. Luís Vicente (UniEvangélica)
http://www.fapeg.go.gov.br/fapeg-participa-da-inauguracao-do-laboratorio-de-reabilitacao-pulmonar-da-unievangelica-em-anapolis/
Espaço Centelha/Tecnova
– Brizze
– Voei Online
– Muro
Vitrine Tecnológica
– Meninas Cientistas
– CEIA
– CEAGRE
Data: 17/06 – 10h às 22h
Espaço Saúde
– Produção de Álcool Gel 70% com polímeros de Poliglicerol como alternativa ao uso de como alternativa ao Carbopol 940 – Prof. Nelson Roberto (UFG)
http://www.fapeg.go.gov.br/ufg-desenvolve-procedimento-de-analise-da-qualidade-do-alcool-gel-70/
Espaço Centelha/Tecnova
– Vitalife
– Max Inject
– Blue
– Luna Green
Vitrine Tecnológica
– Meninas Cientistas
– CEIA
– CEAGRE
Data:18/06 – 10h às 22h
Espaço Saúde
– Diagnóstico Molecular Rápido para Covid-19 – Profa. Gabriela Duarte (UFG)
http://www.fapeg.go.gov.br/hc-ufg-aplica-teste-molecular-rapido-para-covid-19-desenvolvido-na-universidade/
Espaço Centelha/Tecnova
– Dermocosmético Funcional
– Kolabe
– Cerveja Cerrado
Vitrine Tecnológica
– Meninas Cientistas
– CEIA
– CEBIO
Data: 19/06 – 10h às 22h
Espaço Saúde
– Diagnóstico Molecular Rápido para Covid-19 – Profa. Gabriela Duarte (UFG)
Espaço Centelha/Tecnova
– Hoortech
– Tomateiro
– Inova Export
Vitrine Tecnológica
– Meninas Cientistas
– CEIA
– CEBIO
O post Fapeg levará pesquisas e cases de sucesso em inovação para Campus Party apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.