O Hospital Estadual da Mulher (Hemu), por meio do Comitê Interno de Aleitamento Materno, promoveu nesta quarta-feira (17), o curso sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac), no auditório da unidade. A Ihac é um certificado de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde (MS) às unidades hospitalares que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, Cuidado Amigo da Mulher, NBCAL e PRN (que garante o livre acesso, permanência e participação nos cuidados da mãe e pai ao recém nascido prematuro).
As regras são instituídas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Aproximadamente 60 profissionais multidisciplinares participaram do curso teórico. A parte prática segue nos setores do Hemu.
A capacitação contou com 14 palestras, realizadas pela equipe multiprofissional. Foram abordados temas sobre o aleitamento materno, os benefícios da amamentação exclusiva, cuidados com a saúde do recém-nascido e da mãe, parto humanizado, entre outros, além de promover a sensibilização dos funcionários quanto à importância do título para a unidade.
Para uma das organizadoras do curso, a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hemu, Renata Leles, essa atualização tem como principal objetivo unificar as informações acerca do aleitamento materno, dentro da unidade, em benefício tanto da mãe quanto do bebê.
Os colaboradores que participaram da formação avaliaram o evento de forma positiva e reforçaram a notoriedade do curso. Segundo a enfermeira Wanda Lopes, a capacitação ajuda a alinhar com a equipe assistencial a importância do aleitamento materno e o atendimento humanizado, tanto na parte de amamentação quanto no atendimento às mães e bebês. Para a fisioterapeuta Nathany Silva, o curso ajuda a entender a importância da amamentação para a saúde do bebê e da mulher e a difundir isso de forma responsável e consciente.
Amigo da Criança
Idealizada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde e pelo Unicef, a Iniciativa Hospital Amigo da Criança define dez passos para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Nesse mesmo ano, o Brasil foi um dos 12 países escolhidos para dar partida à Ihac ao assinar a Declaração de Innocenti, durante encontro na Itália, se comprometendo a seguir as metas estabelecidas.
Por ter o título da Ihac desde 1999, o Hemu segue uma série de regras e legislações específicas, com o objetivo de promover o incentivo à amamentação e atuar segundo as boas práticas de parto e nascimento, além de realizar treinamentos constantes para que os funcionários participem ativamente do processo de incentivo ao aleitamento materno.
Texto: Marilane Correntino/IGH
O post Hemu promove curso sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.