Grau máximo de qualidade ONA 3, conquistado quatro anos pela unidade, está garantido até 2024
O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) manteve, mais uma vez, o grau máximo do certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3, conquistado há quatro anos pela unidade de saúde. Essa confirmação é resultado da visita de manutenção dos avaliadores do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), em junho deste ano, para verificação de conformidade dos critérios de qualidade.
A visita foi realizada virtualmente em alguns dos setores do hospital e foi concluída com sucesso, mantendo o grau máximo de acreditação para a unidade, válida até 2024. Durante a reunião observações e sugestões de melhorias foram realizadas, com apresentação de destaques dos pontos fortes que mantêm o HGG com a certificação (veja abaixo):
Os gestores e colaboradores do hospital presentes na avaliação final estavam ansiosos para os resultados e celebraram a conquista. O diretor-geral do HGG, José Cláudio Romero, agradeceu a equipe do Ibes pelas considerações e ressaltou que a unidade de saúde trabalha diariamente para atingir suas metas.
“A contribuição de vocês para nós é imensa. Só temos que agradecer por tudo que foi exposto e destacado. Durante os últimos anos, temos vivenciado várias mudanças, sejam elas para se adaptar à pandemia, outras referentes à nossa própria estrutura. É um momento de mudanças também em nossas diretorias e temos conseguido alcançar bons resultados.”
Qualidade e segurança
A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.
Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente, segundo três critérios: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
Pontos fortes do HGG destacados pelo Ibes:
Investimento em parque tecnológico para diagnóstico e terapêuticaMetodologia de monitoramento diário dos riscos assistenciaisAções desenvolvidas pelo Núcleo de Segurança do Paciente, como gincana, sessão de cinema Qualicine e o troféu QualitoParticipação no curso promovido pela Sociedade Brasileira Endoscopia Digestiva (Sobed)Material educativo e informativo entregue aos pacientes, sobre as metas internacionais de segurançaUtilização da ferramenta EAD, para capacitação dos colaboradores por meio de trilhas de aprendizagemImplementação do Programa de Residência Médica em Cuidados PaliativosAmbiência da unidade com foco na humanização.
Suzana Meira/Idtech
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