O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), assinou nesta semana termo de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a realização de cursos profissionalizantes de Mecânica Automotiva e Mecânica de Motocicleta para adolescentes dos Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) de Formosa e Luziânia. As aulas terão início ainda neste mês.
Serão abertas 30 vagas, sendo 15 para cada uma das cidades. Cada formação tem carga de 160 horas, incluindo as partes teórica e prática. Os cursos atendem à política de educação profissional e desenvolvimento de adolescentes do sistema socioeducativo do Estado e buscam facilitar a inserção no mercado de trabalho, a partir da qualificação gratuita, com direito à certificado.
Em agosto, outros 12 jovens do Case de Goiânia já haviam sido contemplados com o curso de Mecânica de Motocicletas. Um dos participantes, o adolescente KHS, 15 anos, avalia que agora se sente preparado para buscar oportunidades e conseguir independência financeira. “Aprendemos muitas coisas e com isso vou arrumar um serviço em um lugar que eu sempre quis trabalhar”, compartilha.
De acordo com o secretário da Seds, Wellington Matos, o investimento na profissionalização dos socioeducandos é um compromisso da atual gestão e já tem gerado bons resultados. “Temos jovens saindo dos Cases direto para postos de trabalho qualificados, sendo contratados por empresas consolidadas e refazendo suas vidas, junto com as suas famílias”, informa.
Outros cursos
O Sistema Socioeducativo oferece vários cursos e oficinas nos seis Cases de Goiás, localizados em Goiânia, Anápolis, Formosa, Itumbiara, Luziânia e Porangatu. Entre eles, Eletricidade Básica, Barbearia, Artesanato, Música, Horticultura, Confeitaria, Panificação e Estamparia. A maioria é fruto de parcerias com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria da Retomada e entidades do terceiro setor.
O post Governo de Goiás amplia vagas para profissionalização de socioeducandos apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.