A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), inaugura nesta terça-feira (18/10), às 18h, a Exposição “Encarnado”, do Grupo de Pesquisa Ateliê Livre de Gravura. A coletiva é composta por cerca de 150 obras de 18 gravadores, em diferentes técnicas e temáticas, mas com a cor vermelha perpassando cada produção. A visitação ao público fica aberta até dia 02 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, com entrada gratuita.
A mostra tem curadoria compartilhada por Gilmar Camilo e os 18 artistas participantes, com coordenação da artista e gravadora Célia Gondo, e reúne trabalhos de: Zé César, Xica, Vinícius Yano, Verônica Noriega, Suely Lima, Simone Simões, Paulo Caetano, Mari Soares, Márcio Jr, Luciene Lacerda, Ilda Santa Fé, Helder, Amorim, Filomena Gouveia, Edith Lotufo, Doris Pereira, Augusto César e Adriana Mendonça, que produziram imagens gravadas a partir do vermelho, cor que pode significar a vida, e representar também a morte. A expectativa do grupo é visibilizar seus movimentos de amadurecimento na arte e na vida.
O professor Zé César, orientador do grupo, conta que a iniciativa é um passo na direção do ato de conviver e produzir coletivamente. Tudo começou com uma carga horária de orientação ofertada aos alunos de graduação e de pós-graduação que estariam trabalhando na sala de gravura e disponível para qualquer dinâmica. Assim, os estudantes foram chegando e se juntando a ideia.
A orientação era horizontal, como uma conversa ao pé do fogão, uma festa na cozinha, e foi atraindo mais gente. Desses alunos, alguns vieram um dia, outros muitos dias, e foram ficando, e produzindo, alguns mais, outros menos, sem hierarquias, mas com camaradagem. E isso atraiu gente de fora da faculdade de arte, e de fora da universidade. Um dia, o professor Zé César declarou que o ateliê era livre. Estava “fundado” o Ateliê Livre de Gravura.
Dos estudantes e colaboradores que persistiram e ficaram, em 2013, organizaram uma primeira exposição, “Projeto Gravado”, na Galeria Potrich. A partir daí, seguiram-se outras mostras. Cada artista tem seus projetos particulares, individuais, e os comuns, baseados no ato de gravar e imprimir.
Serviço:
Exposição “Encarnado” – Coletiva do Grupo de Pesquisa Ateliê Livre de Gravura
Abertura: Terça-feira (18/10), das 18 às 20h30
Visitação: 18/10 a 02/11, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h
Onde: Vila Cultural Cora Coralina – Centro
Entrada gratuita
O post Vila Cultural Cora Coralina inaugura coletiva do Ateliê Livre de Gravura apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.