A edição 2022 do Projeto Estudantes de Atitude foi aberta em agosto pelo governo de Goiás para as escolas estaduais participarem de uma competição gameficada voltada ao controle social. Distribuídas entre as 40 coordenações regionais de ensino em Goiás, 525 escolas, oriundas de 172 municípios, se inscreveram no projeto, formando as equipes de alunos e professores e criando sua identidade com o grito de guerra, etapa inicial do projeto.
Das inscritas, 317 escolas ainda permanecem no jogo, após realizarem, em setembro, a segunda etapa, uma auditoria cívica, que era obrigatória. Na auditoria, os times, compostos por 40 alunos e, no máximo, três professores, inspecionaram 16 ambientes escolares que incluíam banheiros, salas de aula, bibliotecas, diretoria e quadras de esporte, entre outros.
Em outubro, está em desenvolvimento a terceira etapa, na qual os alunos de cada escola escrevem uma carta ao controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, e contam o que esperam dos governantes em relação ao combate à corrupção e de que forma um estudante de atitude pode contribuir neste processo.
A fase final do jogo será a realização do desafio, etapa na qual o time deverá planejar e desenvolver uma ação de intervenção social de melhoria na sua escola. Para a gerente de Controle Social da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e coordenadora do projeto, Marjorie Lynn, um dos diferenciais na edição de 2022 é a participação das escolas da rede socioeducativa em uma categoria de competição exclusiva, o que torna o processo mais inclusivo e justo.
A jornada do herói
O site do Estudantes de Atitude ( https://www.estudantesdeatitude.go.gov.br/2022/ ) também é destaque esse ano. Desenvolvido pela CGE, o site incorpora ao projeto a narrativa da “jornada do herói” ou monomito, conceito desenvolvido por Joseph Campbell a partir do estudo dos mitos, que é aplicado ao modelo de histórias que envolvem um herói que parte em uma aventura, é vitorioso em uma crise decisiva e retorna à sua casa mudado ou transformado.
A narrativa é amparada pela criação de personagens, traços de desenho animado e linguagem lúdica, que transformou cada etapa do projeto no cumprimento de uma missão, e cada estudante de atitude num herói, chamado a contribuir ao lado de várias personagens na construção de uma galáxia melhor para todos.
Premiação
Cada atividade e missão realizadas pelas escolas soma pontos. Este ano, serão premiadas as nove escolas com maiores pontuações, que dividirão uma premiação de R$ 158 mil. O resultado será divulgado em evento da Semana Internacional de Combate à Corrupção, em dezembro.
Os prêmios serão divididos da seguinte forma:
– 1º lugar = R$ 20 mil
– 2º lugar = R$ 15 mil
– 3º lugar = R$ 10 mil
– 4° lugar ao 9º lugar = R$ 5 mil
Serão premiados também os professores das três melhores escolas:
– 1º lugar = R$ 6 mil para cada professor
– 2º lugar = R$ 5 mil para cada professor
– 3º Lugar = R$ 4 mil para cada professor
O post 317 escolas concorrem à premiação de R$ 158 mil do Projeto Estudantes de Atitude 2022 apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.