O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) lançou o Projeto Nascer do Sol, que possibilita às mães e recém-nascidos internados na maternidade saírem do leito para um banho de sol na parte externa da unidade. A ação, idealizada pelas coordenações de enfermagem, fisioterapia e centro obstétrico, visa ao bem-estar físico e mental das pacientes, além de fortalecer o vínculo materno.
A coordenadora de fisioterapia do HEL, Jheniffer Gambôa, explica que o objetivo do Projeto Nascer do Sol é proporcionar aos pacientes um momento ao ar livre, onde são expostos ao sol e realizam atividades como alongamentos, jogos e rodas de conversa. Além disso, a equipe multiprofissional tira dúvidas sobre melhor posição para amamentar, estimulação precoce, entre outras coisas.
Jheniffer revela que a partir do primeiro dia de vida, caso não haja restrição médica, os bebês já podem tomar banho de sol. “O Projeto Nascer do Sol proporciona vários benefícios aos recém-nascidos. Aumenta a absorção de fósforo e cálcio, auxilia no crescimento saudável dos ossos e dentes, previne o raquitismo e retardo no crescimento e deformidades ósseas, diminui a bilirrubina, substância que provoca icterícia, aumenta a imunidade e ajuda no desenvolvimento cognitivo”, destacou.
A coordenadora de enfermagem do HEL, Suéllen Balbino, reforça que a equipe da unidade tem a missão de prestar um atendimento humanizado, com cuidado integral ao paciente. “Nós nos preocupamos com os desejos e as necessidades do paciente para que ele seja atendido em sua totalidade. Nós cuidamos do amor de alguém”, revelou.
O post Hospital Estadual de Luziânia lança projeto para fortalecer vínculo materno apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.