Profissionais que atuam na rede pública de educação infantil em Goiás participaram, na última semana, do IV Encontro Formativo do Programa AlfaMais Goiás. Por meio da iniciativa do Governo de Goiás, em parceria com municípios, são desenvolvidas ações para assegurar a alfabetização satisfatória das crianças goianas na idade correta.
Parte de uma série de formações voltadas a professores, o evento contou com oficinais pedagógicas, apresentações culturais e palestras sobre alfabetização e leitura. Um dos destaques foi a presença da diretora geral do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas e professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard, Cláudia Costin.
Na oportunidade, Cláudia abordou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e como a alfabetização pode contribuir para o alcance de metas de educação de qualidade. “Nós temos que caminhar no Brasil para uma Educação que ensine a pensar sistemicamente e criticamente. Que não seja uma escola conteudista, que apenas despeje o conteúdo nas crianças”, ressaltou.
A palestrante também destacou a importância de programas como o AlfaMais Goiás. “O AlfaMais vem não só trazendo materiais, mas apoiando os municípios na organização do seu próprio processo de alfabetização, com o protagonismo do município. E, também, apoiando a ação dos professores com materiais para que possam enriquecer suas aulas”, concluiu.
O AlfaMais Goiás
Criado pelo Governo de Goiás em 2021, o programa AlfaMais Goiás visa reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre as crianças matriculadas nas redes públicas, assegurando a alfabetização completa dos menores na idade certa: até o 2º ano do ensino fundamental. Para isso, o Estado realiza a formação de profissionais e disponibiliza bolsas e materiais pedagógicos de apoio às escolas.
“Nós temos hoje um dos maiores e melhores regimes de colaboração entre Estado e municípios. E nós estamos aqui formando os professores e especialistas para que possam apoiar os demais professores em seus municípios, na entrega do material, no monitoramento e no acompanhamento, garantindo que essas crianças aprendam na idade certa”, explicou a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli.
Para a professora Cleufa Leandra Silva Oliveira, formadora da Educação Infantil no município de Goiânia, esse apoio tem sido fundamental para repensar o processo de alfabetização na fase de retomada de aulas presenciais. “Conhecemos experiências exitosas, realizamos estudos e fazemos uma reflexão sobre a prática. Eu considero muito importante esses momentos para os professores”, conclui a profissional.
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