A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE), realizará até junho deste ano exibições de filmes com temáticas voltadas para o combate à violência doméstica. A iniciativa faz parte do Projeto ‘Elas Dizem Não’, um curso de capacitação da DPE com o objetivo de ampliar o acesso à educação em direitos humanos.
A abertura acontece dia 10 de fevereiro, às 9h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito, localizado no Setor Leste Universitário.
Por meio da ação, serão ofertadas vídeo-aulas gratuitas, além de indicações de filmes, séries, documentários e podcasts. Os módulos do curso englobam conhecimentos sobre sistema de justiça, direitos das famílias, Lei Maria da Penha e Estatuto da Criança e do Adolescente e empreendedorismo feminino.
Filme
A curadoria dos filmes foi feita pela coordenação do Cine Cultura, unidade da Secult. A primeira sessão acontece no dia 26 de fevereiro, às 15h, no Cine Cultura, quando será exibido o longa Elegia de um crime, que conta a história de Isabel, mulher assassinada por seu parceiro.
As próximas sessões ocorrerão nos últimos domingos de cada mês, nos dias 26 de março, 30 de abril, 28 de maio e 25 de junho. Na programação, estão as produções Sombra de um pai, Martha, O acontecimento e curtas-metragens sobre o tema.
O projeto “Elas Dizem Não” contempla a missão da Defensoria Pública e da Secretaria de Cultura enquanto instituições integrantes da Rede de Proteção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Estado de Goiás. Para o biênio de 2022/2024, o governo estadual formulou um plano de enfrentamento à violência doméstica que tem na educação formal uma das principais formas de prevenção.
Yara Nunes, secretária interina de Cultura, ressalta que a Secult tem a honra de integrar a Rede de Enfrentamento à Violência contra a mulher. Pois dessa forma, busca-se garantir o direito de acesso à cultura e à produção artística para todas as goianas. Para Yara, o cinema é poderoso e capaz de provocar reflexões e ações na espectadora.
“Ações culturais também fazem parte do empoderamento feminino. Ao assistir ao filme sobre violência doméstica, por exemplo, a vítima pode se enxergar na personagem principal e sair do ciclo de violência em que vive.”, analisa.
Mostra ELAS DIZEM NÃO
Realização: Defensoria Pública do Estado de Goiás e Secretaria de Estado da Cultura CALENDÁRIO – 2023
De fevereiro a junho, todo último domingo do mês
Horário: sempre às 15h.
Local: Cine Cultura (Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 2 – St. Central, Goiânia – GO, 74003-010)
Programação
26 de fevereiro: ELEGIA DE UM CRIME (14 anos) – entrada gratuita
26 de março: A SOMBRA DO PAI (16 anos) – entrada gratuita
30 de abril: MARTHA (14 anos) – entrada gratuita
28 de maio: O ACONTECIMENTO (16 anos) – Ingresso: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia). Apenas dinheiro.
25 de junho: Sessão de curtas-metragens:
1. Tentei (Laís Melo, 2017, 14’, PR)
2. A Boneca e o Silêncio (Carol Rodrigues, 2015, 19′, SP)
3. Deus (Vinicius Silva, 2017, 25’, SP)
4. Através (Amina Jorge, 2012, 10’, SP)
5. Fervendo (Camila Gregório, 2017, 16’, BA)
O post Cine Cultura integra programação do projeto “Elas Dizem Não” apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.