A Agência Goiana de Regulação (AGR) estará, desta sexta a Quarta-feira de Cinzas (17 a 22/02), com equipes itinerantes da Ouvidoria Setorial e da Coordenação de Fiscalização de Transportes nas regiões de maior fluxo de pessoas no período de Carnaval.
O objetivo da operação é ouvir e registrar manifestações de usuários dos serviços regulados pela agência e fiscalizar o transporte de passageiros em todo o Estado, visando coibir o transporte clandestino e garantir a qualidade dos serviços no transporte regular.
Operação Carnaval
Neste Carnaval, a Ouvidoria Setorial centrará esforços numa operação itinerante no município de Caldas Novas. Os servidores Adriano Guimarães, Fernando Barros de Moraes e Marcela de Oliveira Faleiro vão atender os usuários de transporte intermunicipal, saneamento básico, bens desestatizados e energia em vários pontos da entrada da cidade e também no terminal rodoviário de passageiros.
Segundo o ouvidor setorial da AGR, Francisco Vieira de Macedo, no terminal, o trabalho será, principalmente, o de orientar os usuários do transporte intermunicipal sobre seus direitos e deveres e, se necessário, registrar reclamações sobre atrasos de viagens, manutenção de veículos, o passe do idoso e da pessoa com deficiência, superlotação e outros problemas relativos aos serviços do transporte regular.
E, também, orientar sobre os demais setores regulados pela agência. “Nosso objetivo é ouvir a população, falar do trabalho que a AGR realiza e estar mais perto dos usuários”, ressalta o ouvidor.
Conforme observa, essa Operação Carnaval ocorre no contexto do Programa Ouvidoria Itinerante que a unidade desenvolve desde 2017 e que busca levar a AGR para junto das comunidades, em ações como os mutirões do governo; o Alego Ativa, da Assembleia Legislativa; o Nordeste Solidário; e, em breve, os encontros regionais do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). Durante essas ações, as equipes levam ao público, por exemplo, informações sobre como evitar o transporte clandestino.
De acordo com o ouvidor setorial, uma forma simples que os passageiros têm de verificar se um ônibus é registrado ou não na AGR é observar se há na lateral ou na traseira do veículo o selo da AGR com o número do ônibus. Caso o selo não esteja à vista, o usuário pode reclamar junto à Ouvidoria Setorial que, durante o período de carnaval, atenderá pelo WhatsApp 62 9 8480 7353 e pelos canais digitais: e-mail: ouvidoria@agr.go.gov.br e site:
Fiscalização
A Coordenação de Fiscalização de Transporte da AGR enviará equipes de reforço para os acessos às regiões do Vale do Araguaia, das Águas Quentes, do Lago Serra da Mesa e de Pirenópolis e, também, manterá equipes na Região Metropolitana.
O principal foco dessas ações será impedir que empresas ou pessoas físicas não cadastradas na AGR atuem com veículos não cadastrados e vistoriados fazendo viagens não autorizadas, sem as condições mínimas de segurança e oferecendo riscos aos passageiros.
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