O artesanato goiano tem espaço garantido pelo governo estadual na 23ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que será realizada de 5 a 16 de julho, em Olinda (PE). Dentro das ações do Goiás Social, a Secretaria da Retomada anuncia que os artesãos interessados em participar da Fenearte já podem se inscrever, até 8 de maio, para representar o estado no evento.
Os interessados devem preencher um formulário on-line de inscrição disponibilizado no site da Retomada, informando uma descrição da técnica, dos materiais e do processo produtivo envolvendo as peças que pretendem comercializar.
Artesanato goiano
A seleção é realizada em duas etapas, de acordo com as diretrizes do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), a fim de preencher as sete vagas disponíveis para compor o estande coletivo de divulgação e comercialização do artesanato goiano.
O processo de seleção será realizado por uma equipe designada pela Secretaria da Retomada, que avaliará as inscrições de acordo com os critérios: identidade cultural, identidade visual, qualidade, sustentabilidade e inovação, previstos e descritos em edital.
Os resultados de cada etapa de seleção serão publicados no Diário Oficial do Estado de Goiás. Em caso de dúvidas, confira o edital completo no site da Retomada (https://retomada.go.gov.br/).
Para a exposição, as peças selecionadas deverão ser entregues embaladas em dia e local definidos pela Coordenação Estadual do PAB, de modo que a Secretaria da Retomada se responsabilize pelo transporte até o local do evento.
O espaço de exposição na Fenearte é garantido pelo Governo de Goiás. O artesão deve arcar com as próprias despesas de passagens, traslados e alimentação.
Fenearte
A Fenearte faz parte das feiras nacionais do PAB e tem como objetivo colaborar na estruturação da Cadeia Produtiva do Artesanato pelo Brasil. Em 2023, a feira será realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
O post Goiás leva artesanato para feira em Pernambuco apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.