Com novas adesões, Pacto Goiás pela Inovação chega a 64 signatários

Mais 12 entidades aderiram ao Pacto Goiás pela Inovação, durante a segunda reunião plenária do movimento, realizada na última segunda-feira (28/08), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

Com as novas participações, já soma 64 o número de signatários do manifesto, lançado com o propósito de unir a quádrupla hélice da inovação (governos, universidades, setor produtivo e sociedade civil organizada) para promover o desenvolvimento do estado e atuar na articulação de projetos que impactem positivamente a vida de pessoas, empresas e meio ambiente.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, eleito coordenador para o primeiro biênio do movimento, explica que o Pacto pela Inovação nasceu com um objetivo audacioso, mas bem simples: tornar Goiás uma referência nacional e internacional em inovação.

“Quando a gente olha para outros lugares do mundo que tiveram êxito, percebe-se que o objetivo só foi alcançado com a união de esforços, e não pela atuação de um setor somente”.

Pacto Goiás pela Inovação

Como modelo de governança, o pacto foi estruturado aos moldes de outros exemplos que já deram certo, como o distrito 22@, em Barcelona, Espanha, implantado pelo doutor em Ecossistema de Inovação Josep Piqué.

Desta forma, além de um Conselho Gestor, que acompanha as atividades do movimento e propõe soluções para os desafios detectados na área de ciência, tecnologia e inovação (CTI), há também a criação dos grupos de trabalhos (GTs) que se desdobram sobre algum tema específico para movimentar propostas que irão beneficiar a sociedade.

“Nós já estamos com muitos projetos em andamento e vamos dar concretude ao que temos feito. Um dos resultados que tivemos foi a homologação da lei das antenas 5G em Goiânia, que contou com a participação ativa de vários atores do ecossistema de inovação goiano”, exemplifica o vice-coordenador do Pacto Goiás, o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marco Chaul.

O Conselho Gestor do movimento conta com representantes de 15 entidades que têm abrangência no estado:

Secti, Fecomércio-GO

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg)

Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Universidade Federal de Goiás (UFG)

Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

Instituto Federal de Goiás (IFG Goiás)

 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)

 Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg)

Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial)

Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg)

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), seção Goiás

Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO)

Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg)

Além de um representante das comunidades de startups.

Grupos de Trabalho

Durante a reunião do plenário do dia 28 de agosto, mais dois GTs foram criados- o do Agro Inovador e um sobre Indicadores e Ranking de Inovação -, totalizando cinco.

Os outros três existentes, que já têm metas a cumprir, versam sobre inteligência artificial (IA); agenda de eventos; e inovação para o interior do Estado.

O encontro também contou com a participação on-line de representantes da Agência para a Competitividade e Inovação de Portugal (IAPMEI), numa parceria internacional que começou a ser delineada pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel, um dos representantes do Pacto Goiás pela Inovação na Assembleia Legislativa, quando ele esteve em missão àquele país.

Novos signatários

Passaram a fazer parte do movimento as seguintes entidades e coletivos ligados à área de CTI:

Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Federação Goiana de Empresas Juniores (Goiás Júnior)

Prefeitura de Jussara

Sicoob Engecred

Acelérion Hub de Inovação

Ajintech

09 Comunicação Integrada

Instituto Falcão de Tecnologia

All-In Hub de Inovação (Catalão)

Quadrante Arquitetura e Urbanismo

Black Stars

Gestores de Goiás

A partir de agora, eles podem participar das diversas atividades do Pacto Goiás pela Inovação. A próxima reunião de plenário já tem data e local marcados: será no dia 27 de novembro, das 8h30 às 12h, no Hub Cerrado.

O post Com novas adesões, Pacto Goiás pela Inovação chega a 64 signatários apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Previous Post
Next Post