Equipes gestoras das 16 unidades escolares que passarão a ofertar o ensino em tempo integral em 2024 participaram, nesta segunda-feira (11/12), de um encontro formativo, em Goiânia. A formação, realizada com o apoio do Instituto Sonho Grande, debateu a proposta pedagógica e as especificidades do modelo de Educação Integral, bem como o impacto da Educação Integral na diminuição das desigualdades sociais.
A abertura do encontro foi feita pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli. “O primeiro propósito da Educação é pensar em atender a todos”, enfatizou a secretária, defendendo que servidores, estudantes e comunidade escolar participem e sejam ouvidos nesse processo de transição para o Tempo Integral.
Gavioli ressaltou ainda os diferenciais das escolas de Tempo Integral e destacou que, para além do tempo estendido, os Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) são responsáveis pelo desenvolvimento humano em sua inteireza.
“O ensino Integral é, para o estudante, uma Educação completa. Durante o período em que ele fica na escola, está ali dominando o que a gente precisa na formação geral básica, mas também conceitos de convivência, ética, democracia, respeito, uma atitude antirracista e não violenta”, afirmou.
Educação em Tempo Integral
A consultora do Instituto Sonho Grande, Maria Medeiros, falou sobre o impacto da Educação em Tempo Integral na diminuição das desigualdades sociais. A consultora apresentou ainda dados e evidências que demonstram os impactos da Educação em Tempo Integral na vida dos jovens que passam por ela.
Segundo ela, estudantes formados no ensino médio integral têm salário médio mensal 18% maior do que alunos formados no ensino médio regular.
E a probabilidade de mulheres entrarem no mercado de trabalho, quando elas são oriundas de Escolas Integrais, é 8 pontos percentuais maior do que estudantes mulheres do tempo parcial.
“São alguns dados que a gente traz para mostrar que essa política pública é potente para transformar a vida das pessoas. Há evidências científicas que comprovam a potência dessa escola”, concluiu Maria Medeiros.
Confira a lista das escolas que passarão a ofertar o Ensino em Período Integral
COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO OLIVEIRA DA SILVA – Goiânia
COLÉGIO ESTADUAL PARQUE DOS BURITIS – Goiânia
ESCOLA ESTADUAL GRACINDA DE LOURDES – Goiânia
COLÉGIO ESTADUAL MANOEL VICENTE ROSA – Goiatuba
ESCOLA ESTADUAL OSMUNDO GONZAGA FILHO – Caldas Novas
ESCOLA ESTADUAL CALDAS NOVAS – Caldas Novas
COLÉGIO ESTADUAL ALTO PARAISO – Aparecida de Goiânia
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR GERVÁSIO SANTANA DOURADO – Aparecida de Goiânia
COLÉGIO ESTADUAL JARDIM CASCATA – Aparecida de Goiânia
COLÉGIO ESTADUAL JESUS CONCEIÇÃO LEAL – Aparecida de Goiânia
COLÉGIO ESTADUAL MACHADO DE ASSIS – Aparecida de Goiânia
COLÉGIO ESTADUAL PETRONIO PORTELLA – Aparecida de Goiânia
ESCOLA ESTADUAL SIMINO RODRIGUES DE SIQUEIRA – Aparecida de Goiânia
COLÉGIO ESTADUAL ELBERTO ALVES BATISTA – Aparecida de Goiânia
COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ CÂNDIDO DE QUEIROZ – Aparecida de Goiânia
COLÉGIO ESTADUAL FRUTO DA TERRA – Chapadão do Céu
Saiba mais
Seduc apoia municípios para instalação da Educação em Tempo Integral
O post Goiás terá 16 novas unidades de ensino em tempo integral apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.