Aprovados planos de manejo do Parque dos Pireneus e APA

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) aprova os planos de manejo do Parque Estadual dos Pireneus e da Área de Proteção Ambiental (APA) dos Pireneus, ficam nos municípios de Pirenópolis, Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás. A aprovação foi publicada no Diário Oficial do Estado, como portarias nº 75 e 76.

Para elaboração dos planos, a Semad realizou duas oficinas presenciais com representantes dos conselhos consultivos das unidades e duas consultas pública híbridas, abertas à sociedade, de 7 de julho a 28 de agosto de 2023 e 1º a 10 de fevereiro de 2024.

Planos de manejo

O plano de manejo é o documento técnico feito com base nos objetivos gerais de uma unidade de conservação (UC) e estabelece zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área, bem como o manejo dos recursos naturais ali presentes. Além disso, o documento também se refere às implantações de estruturas físicas nas UCs.

O plano serve como referência fundamental para as decisões de manejo e planejamento em uma unidade de conservação. Descreve a missão da área, ao identificar o seu propósito, a sua significância, os recursos dessa área e os valores fundamentais da região.

Parque dos Pireneus

O Parque Estadual dos Pireneus (PEP) é onde fica o segundo mais alto maciço do estado de Goiás, o Pico dos Pireneus, cuja altitude é de 1.380 metros. Além de abrigar diversas cachoeiras, que contribuem para o fomento ao ecoturismo na região, a unidade de conservação guarda características únicas do Cerrado.

O local é um dos divisores das Bacias Tocantins e Paraná. Vários córregos nascem no alto da Serra dos Pireneus, formando o Rio das Almas e o Rio Corumbá, que além da importância ecológica, abastecem diversas comunidades da região. O parque foi criado em novembro de 1987 e teve sua área atualizada dez anos depois. Atualmente, o território da unidade de conservação é de 2.833,26 hectares.

APA dos Pireneus

A Área de Proteção Ambiental (APA) dos Pireneus cobre um território de cerca de 23 mil hectares, nos municípios de Pirenópolis, Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás. A função principal é proteger o entorno do Parque Estadual dos Pireneus.

Além disso, visa disciplinar o turismo ecológico e fomentar educação ambiental, preservar culturas e tradições locais, disciplinar atividades locais e melhorar a qualidade de vida dos residentes da região.

Portaria nº 75, de 28 de fevereiro de 2024

Portaria nº 76, de 28 de fevereiro de 2024

Plano de Manejo do Parque Estadual dos Pireneus (PEP)

Plano de Manejo da APA dos Pireneus

O post Aprovados planos de manejo do Parque dos Pireneus e APA apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Previous Post
Next Post