O Governo de Goiás entregou 170 moradias a custo zero para famílias de Itumbiara e 50 para moradores de Palminópolis, nesta sexta-feira (05/07). Ao fazer a entrega simbólica das chaves, o governador Ronaldo Caiado destacou que garantir o direito à moradia é prioridade da sua gestão.
“Governar é exatamente isto. Respeitar o dinheiro público e trazer mais etapas de casas a custo zero. É fazer o recurso retornar para população”, disse o chefe do executivo goiano.
Itumbiara e Palminópolis
Em Itumbiara, o governador recebeu as famílias contempladas que não podem assumir financiamento imobiliário. “É uma construção digna para qualquer pessoa morar, e com um detalhe, um lote de 360 metros quadrados, um dos maiores projetos que temos”, destacou ao lembrar que, além de receber o imóvel com padrão de qualidade garantido, os moradores não terão custo com documentação.
O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Alexandre Baldy, enfatizou a importância do programa para as famílias de baixa renda. “Só em Goiás entregamos as chaves com moradias a custo zero, realizando sonhos de muitas pessoas,” afirmou.
O secretário de Infraestrutura, Pedro Sales, destacou: “A pessoa recebe a casa para morar e um único papel, que é a escritura”. Ele lembrou que Goiás é o único a manter um programa de grande alcance social, enquanto que os programas de outros estados ou nacionais as casas vêm com parcelas e taxas a pagar.
“Essas casas são a realização de sonhos e permitem novos planos para o futuro, uma vez que podem ser ampliadas”, disse o prefeito de Itumbiara, Dione de Araújo. A execução das obras é feita em parceria com as prefeituras.
Desde o lançamento do programa já foram contratadas 6.759 moradias, contribuindo com a previsão de 10 mil unidades habitacionais até 2026. Apenas neste ano, foram 1.782 novas unidades contratadas, com a meta de alcançar 3.383 novas habitações até o final de 2024.
50 casas
De Itumbiara o governador seguiu para Palminópolis, o 60º município a ter casas inauguradas do Programa Pra Ter Onde Morar – Construção, com investimento de R$ 6,1 milhões. Na localidade, Caiado entregou as chaves de 50 unidades habitacionais às famílias contempladas.
Emocionada, a moradora Rosimeira da Silva, de 41 anos, disse: “Chorei demais ao receber a notícia de que tinha sido contemplada. Hoje estou aqui me segurando para não desmoronar”. Ela acrescentou que está realizando um sonho e que agora vai morar na casa própria com o marido e três netas.
O programa habitacional também conta com a parceria dos municípios contemplados. A prefeitura cede o terreno, com a infraestrutura, e o Estado constrói o empreendimento. “Sair do aluguel e morar no próprio lar é sinônimo de alívio e realização. Cada família que recebe a chave poderá organizar sua casa de acordo com a sua necessidade”, disse o prefeito de Palminópolis, Franc Elvis Vaz.
Outras cidades
Além das duas cidades, o Governo de Goiás esta semana entregou casas nas cidades de Montividiu, Mineiros, Mimoso e Córrego do Ouro. O Pra Ter Onde Morar – Construção é executado pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), em parceria com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
Para concorrer às casas, os interessados devem atender a alguns requisitos, como renda familiar de até um salário mínimo e morar no município há pelo menos três anos.
Lançado em 2021, o Pra Ter Onde Morar já entregou 2.788 unidades habitacionais em 60 municípios goianos. A meta do governo estadual é construir 10 mil casas até o ano de 2026. Atualmente, 9.124 casas estão garantidas, seja em fase de construção ou nos trâmites de documentação para execução. Com isso, são 159 cidades beneficiadas.
O post Itumbiara e Palminópolis recebem 220 casas a custo zero apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.