Agro goiano terá destaque na pauta de debates da Ficomex 2024

Devido à importância que ocupa no mercado internacional e para a economia de Goiás, o agronegócio goiano terá destaque na programação da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), de 27 a 29/08, em Goiânia (GO).

“Sabemos a potencialidade do agronegócio, mas é um setor também suscetível aos impactos do mercado exterior e que enfrenta constantemente desafios, que vão desde efeitos climáticos até oscilação do dólar. Por esse motivo, é uma área que vai fazer parte de toda a programação da Ficomex. A feira vem exatamente como oportunidade para ampliar conhecimento, apresentar novidades e potencializar o agro goiano para novos mercados”, destaca o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Rubens Fileti.

Entre as atividades que envolvem o agro na Ficomex estão rodadas de negócios e exposição de produtos e serviços, assim como palestras e discussões por meio de painéis e workshops.

Um deles ocorrerá no dia 29/08, das 9 às 12h45. Serão debatidos dois temas, com contextualização do setor e apresentação de casos de sucesso e boas práticas. O primeiro assunto será ‘Pecuária Sustentável: Alimentando o Mundo’, com a presença do presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Antonio Jorge Camardelli, assim como representantes do Grupo Kiwi, que é destaque na produção de leite, e Fazenda Regalito, com atuação na pecuária de corte em Flores de Goiás.

Já o segundo tema do workshop é ‘Goiás na Vanguarda da Agricultura Regenerativa’. Participarão o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo de Paula, além de representantes do grupo Solubio, engenheiros agrônomos e produtores com atuação em agricultura sustentável.

Agro goiano

No primeiro semestre deste ano, o agronegócio foi responsável por quase 90% das exportações goianas. Do total de US$ 6,33 bilhões (valor FOB) alcançados no saldo da balança comercial no período de janeiro a junho de 2024, US$ 5,49 bilhões foram relacionados aos produtos do agro, como complexo soja, carnes, sucroalcooleiro, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC).

De acordo com essas estatísticas, Goiás ocupa a 6ª posição no ranking nacional de exportações ligadas ao agronegócio e o 2º lugar entre as unidades federativas que compõem o Consórcio Brasil Central – atrás apenas de Mato Grosso.

Ficomex 2024

A edição 2024 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), considerada a maior feira de internacionalização de negócios do país, será realizada de 27 a 29 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia.

Nos três dias de programação, a feira pretende reunir três eixos: negócios, educação e políticas públicas, em um só local, com mais de 170 expositores de diversos países e dos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia). Na programação, ainda estão previstas palestras e workshops sobre as áreas temáticas. Mais informações aqui.

O evento é promovido pela Acieg, por meio da Comex-Acieg, e Faciest, com correalização do Governo de Goiás, e parceria com entidades empresariais, terceiro setor e poder público. A ação também tem o apoio do Sebrae Goiás, Consórcio Brasil Central, Apex Brasil e Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O post Agro goiano terá destaque na pauta de debates da Ficomex 2024 apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Previous Post
Next Post