O governador em exercício, Daniel Vilela, cobrou medidas concretas para resolver a situação crítica do transporte semiurbano no Entorno do Distrito Federal, na primeira visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Goiás desde o início de seu terceiro mandato.
O presidente esteve em Goiânia, na sexta-feira (06/09), para a inauguração de um trecho do BRT Norte-Sul.
Daniel Vilela falou da importância de parcerias entre os governos estadual e o federal para a realização de obras de infraestrutura, especialmente na área de mobilidade, mas cobrou celeridade na execução das propostas.
“O povo do Entorno de Brasília vive uma situação dramática do ponto de vista do transporte. Quem determina e executa o serviço do transporte coletivo na região é a ANTT, uma agência que não tem como finalidade a execução das políticas públicas, e sim a regulação e a fiscalização. Nosso governo já se colocou à disposição para que possamos criar um consórcio interfederativo”, afirmou.
Compromisso com transporte do Entorno do DF
Para a secretária do Entorno do Distrito Federal de Goiás (SEDF-GO), Caroline Fleury, a fala pública do governador em exercício demonstra mais uma vez o compromisso do Governo de Goiás em solucionar o problema.
“Temos atuado fortemente no Grupo de Trabalho, formado pelo Ministério dos Transportes, fornecendo todos os dados necessários para que saia uma solução definitiva, sólida e que garanta a dignidade para o usuário”, explicou a secretária.
Desde o início de 2023, o governador Ronaldo Caiado apresentou uma proposta pública para integrar os diferentes entes e financiar o transporte na região do Entorno do DF. Apesar das resistências por parte da União, o diálogo avançou com a criação do Grupo de Trabalho composto pela ANTT, INFRA SA, Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal, Secretaria Geral do Governo de Goiás e a Secretaria de Estado do Entorno do DF.
Visita de Lula
A visita de Lula teve como destaque a entrega de um trecho do BRT Norte-Sul, que agora conta com 60 novos ônibus adquiridos pelo Governo de Goiás. O sistema de transporte da região Metropolitana de Goiânia, gerido pelo Estado, é considerado um modelo de sucesso no país, sendo totalmente integrado e com tarifa única, congelada em R$ 4,30 há seis anos. “Nosso objetivo é levar os avanços do sistema de Goiânia para a região do Entorno”, destacou o governador em exercício, reforçando a necessidade de uma governança compartilhada entre os entes federados.
O post Em visita a Goiânia, Lula é cobrado por soluções para transporte do Entorno do DF apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.