A delegação do governo argentino conheceu, na última quarta-feira (23/10), o programa de Alfabetização AlfaMais Goiás durante uma visita à Escola Municipal Paulo Freire, em Planaltina.
O evento fez parte de uma agenda organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), – em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV); o governo brasileiro, representado pelo Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); e o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), – e o governo da Argentina.
A iniciativa foi realizada com vistas a promover o intercâmbio de experiências e políticas públicas educacionais, especialmente nas áreas de financiamento e Alfabetização, proporcionando aos representantes argentinos uma oportunidade de conhecerem as boas práticas adotadas no Brasil.
Devido aos bons resultados obtidos na Educação, Goiás foi o estado escolhido para servir de exemplo à comitiva apresentando o programa AlfaMais Goiás, na Escola Municipal Paulo Freire.
A unidade é referência na Alfabetização em Planaltina e recebeu, recentemente, o Prêmio Leia, que integra o programa AlfaMais Goiás. O prêmio, de incentivo à Alfabetização das crianças na idade certa, entrega recursos em dinheiro às escolas que obtiveram os melhores resultados na avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa).
A diretora da escola, Maria do Carmo Oliveira Brito, contou para a delegação sobre como o AlfaMais, programa do Governo de Goiás implementado em regime de colaboração com os municípios, tem contribuído para o bom desempenho da escola.
“Aqui, na prática, o programa ajuda muito a gente, temos o apoio do material pedagógico, kits com livros literários, capacitação e assistência e fomos uma das escolas reconhecidas com o Prêmio Leia de 2024. Então, primamos muito pela Alfabetização, desde aulas de reforço, aulas complementares, jogos educativos, para que as nossas crianças cheguem ao segundo ano alfabetizadas da melhor maneira”, declarou a diretora.
A superintendente de educação infantil e ensino fundamental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO), Giselle Pereira, foi responsável pela apresentação do programa AlfaMaisGoiás à delegação argentina. Para ela, poder inspirar outro país com as práticas de uma política pública que tem garantido às crianças goianas o direito à aprendizagem é motivo de orgulho.
“O governador Ronaldo Caiado e a secretária Fátima Gavioli estão investindo, cada vez mais, em mão de obra especializada e financiamento em relação à Educação dos municípios com o AlfaMais Goiás. Isso é algo grandioso, já percebemos um aumento crescente de estudantes alfabetizados, o dever de casa está sendo feito para transformar a realidade das nossas crianças”, disse Giselle.
A agenda da delegação argentina teve início no dia 21/10 com uma visita ao FNDE e MEC, em seguida, no dia 22, a delegação participou de um momento de formação com o Inep e a FGV. O encerramento no dia 23, consistiu na visita à Escola Municipal Paulo Freire.
AlfaMais Goiás
Em Goiás, em 2019, uma pesquisa revelou que mais de cinco mil estudantes do 3° ao 9° ano do ensino fundamental ainda não sabiam ler e escrever. Essa estatística apontou para a necessidade de implementação de uma política pública que garantisse a todos os cidadãos goianos o direito à aprendizagem.
Diante desse desafio, o Governo de Goiás, por meio da Seduc-GO, lançou o programa AlfaMais Goiás, que tem, como essência, o fortalecimento do regime de colaboração entre estados e municípios de modo a garantir a alfabetização de todas as crianças do território goiano.
O programa promove o engajamento dos gestores estaduais, municipais e escolares, profissionais da Educação, estudantes, pais e demais parceiros frente ao planejamento de ações que indiquem caminhos a serem trilhados.
Tais caminhos passam pela qualificação das equipes técnicas das secretarias de Educação, pela formação de gestores e professores da etapa da educação infantil e do ensino fundamental/anos iniciais, pelo processo de avaliação e acompanhamento das aprendizagens e dos contextos educativos, alinhados à proposta curricular do estado de Goiás.
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