Educação aborda equidade racial e inclusão em sala de aula

No início desta semana, o Teatro da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO) foi o cenário do segundo seminário Equidade Racial na Gestão Escolar: Avanços, Desafios e Novas Perspectivas. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO) em parceria com o Instituto Unibanco, o evento reuniu os gestores escolares da rede pública estadual para debater estratégias de promoção da equidade racial e inclusão nas escolas.

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, destacou a relevância da parceria com o Instituto Unibanco, que, segundo ela, trouxe especialistas e experiências para potencializar ações inclusivas no ambiente escolar.

“Há um ano iniciamos essa parceria, levantando pautas importantes sobre equidade racial e inclusão dentro das salas de aula. Temos trabalhado de forma intensa para construir uma escola antirracista e inclusiva, garantindo segurança e qualidade no ambiente escolar”, afirmou Gavioli.

O seminário contou com a participação de Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco, que ministrou a palestra Educação, Equidade e Justiça Social: Caminhos para uma Escola Antirracista e Inclusiva.

“Temos trabalhado de forma intensa para construir uma escola antirracista e inclusiva, garantindo segurança e qualidade no ambiente escolar”, afirmou a secretária Fátima Gavioli durante o evento (Foto: Seduc-GO)

Durante sua fala, Henriques apresentou dados sobre o desempenho educacional de Goiás, destacando o crescimento contínuo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) desde 2009, com exceção de 2015.

“Em 2023, Goiás não apenas recuperou os índices anteriores à pandemia, mas atingiu o maior patamar da série histórica, reforçando o comprometimento do estado com a qualidade educacional”, afirmou Henriques.

O evento, que abordou o papel dos gestores escolares na construção de uma escola mais inclusiva, reafirmou o compromisso da rede pública estadual em combater práticas discriminatórias e promover a justiça social no ambiente educacional, consolidando Goiás como referência em políticas educacionais voltadas à equidade racial e inclusão.

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