Foram prorrogadas as inscrições para que professores da rede pública inscrevam equipes de alunos do ensino médio para participarem de competição inédita de pensamento computacional.
Desenvolvido pelo British Council, o programa Learning Sectors: Acelerando no Circuito da Aprendizagem busca motivar os estudantes a aprenderem Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática de forma prática, integrando a emoção da F1 à educação.
As inscrições seguem abertas até o dia 12 de abril, pelo link: abre.go.gov.br/circuitodaaprendizagem.
Primeiro do Brasil
Goiás foi escolhido como o primeiro estado brasileiro a sediar esse desafio, resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o British Council, responsável pelo projeto Codifica+.
O projeto já capacitou um grupo de professores em diversas disciplinas de pensamento computacional e programação, que são ferramentas cruciais para a educação dos jovens atualmente. Além de Goiás, o Learning Sectors também será realizado no Reino Unido, Índia e África do Sul.
Learning Sectors
Inspirado no universo da F1, os participantes enfrentarão desafios que incluem atividades de programação, tanto “desplugadas” quanto “plugadas”, garantindo ampla colaboração em exercícios de preparação estratégica e desenvolvimento de protótipos.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, José Frederico Lyra Netto, destaca que Goiás se firmou como referência na área.
“Nosso objetivo é formar uma geração tecnológica, criando um ambiente propício ao desenvolvimento dos jovens”, afirma.
A competição será organizada em duas etapas entre abril e junho, culminando em uma grande final, tudo realizado de forma on-line. Um painel de jurados, que contará com a presença de representantes da F1, avaliará os 10 projetos finalistas e escolherá a equipe vencedora.
O prêmio será uma experiência nos bastidores do MSC Cruises Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo 2025, programado para acontecer de 7 a 9 de novembro.
O desafio Learning Sectors foi idealizado em outubro de 2024, durante o Grande Prêmio do Brasil, em São Paulo. Um comitê composto por nove estudantes, sete professores (mais da metade mulheres) e quatro representantes da Secti Goiás colaborou na estruturação do desafio.
Os integrantes do comitê fizeram uma visita ao Autódromo José Carlos Pace, onde participaram de um tour pelos bastidores da F1, caminharam pelo Pit Lane e se encontraram com engenheiros e o piloto reserva da Aston Martin Aramco F1 Team, Felipe Drugovich. Após a visita, participaram de um workshop facilitado pelo British Council.
Diretora de Engajamento Cultural do British Council no Brasil, Diana Daste expressa entusiasmo pela parceria.
“Essa aliança estratégica oferece uma oportunidade única para estimular o pensamento computacional, conectando estudantes a profissionais qualificados em STEM e promovendo igualdade de oportunidades”.
Mais informações sobre o programa Learning Sectors: Acelerando no Circuito da Aprendizagem estão disponíveis em: https://bit.ly/4hlhOR6.
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