Escola de Artes Visuais completa 33 anos nesta quinta-feira

A Escola de Artes Visuais (EAV), centro de formação de artistas plásticos vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), comemora 33 anos de fundação nesta quinta-feira (03/04), data em que foi oficializada a criação da unidade pelo decreto nº 11.685, de 1992. 

A EAV fica anexa ao Centro Cultural Octo Marques, no icônico edifício Parthenon Center, na Rua 4, nº 515, Centro, Goiânia.

Uma das poucas escolas públicas de artes do Centro-Oeste, a EAV é fruto do esforço conjunto de artistas e professores de artes que ministravam oficinas no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Goiás. Desde então, o espaço vem se consolidando como local de democratização do acesso ao ensino de arte contemporânea em Goiás.

Aluna da EAV, a professora de história Camila Gonçalves comenta que participar dos cursos oferecidos pela unidade a tem ajudado a pensar novas possibilidades em sala de aula. “EAV é um espaço de democratização da arte” (Foto: Secult-GO)

Ao longo do tempo, o crescimento da EAV foi impulsionado pela dedicação de alunos, professores e diretores, como Leonan Fleury, responsável pelas primeiras contratações da unidade, e Maria Tereza, que assumiu a direção em 1993. Atualmente, a unidade faz parte da Gerência de Gestão de Equipamentos Culturais da Secult Goiás, vinculada à Superintendência de Fomento e Gestão Cultural da pasta.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destaca que, em 2024, a EAV passou por uma revitalização completa, com melhorias estruturais e mobiliárias, como reforma do piso, iluminação, pintura interna e externa, e restauração de móveis.

“A ampla reforma da EAV reflete nosso compromisso em oferecer um espaço moderno e acolhedor para a formação artística goiana,” afirma a titular.

Em 2024, a EAV passou por revitalização completa, incluindo melhorias estruturais e mobiliárias, reforma do piso, iluminação, pintura interna e externa e restauração de móveis (Foto: Secult-GO)

Coordenador da EAV e professor de Xilogravura na unidade, o artista Antunis Arantes destaca a importância do espaço para gerações de artistas locais.

“Passam por aqui diversos artistas de Goiânia e do interior que depois despontam pelo Brasil. Acredito que a EAV tem muita importância sociocultural também”, afirma.

Aluna da EAV, a professora de história Camila Gonçalves comenta que participar dos cursos oferecidos pela unidade a tem ajudado a pensar novas possibilidades em sala de aula.

“História e Arte não se separam. E a EAV é um espaço de democratização da arte, porque a arte faz muito bem para o nosso emocional, o nosso psicológico”, analisa.

Fruto do esforço conjunto de artistas e professores de artes que ministravam oficinas no MAC de Goiás, espaço vem se consolidando como local de democratização do acesso ao ensino de arte contemporânea no estado (Foto: Secult-GO)

 Oficinas gratuitas e agenda mensal

A programação das atividades artísticas da EAV é divulgada no site da Secult Goiás e nas redes sociais do Centro Cultural Octo Marques, com atualização diária e mensal.

Além da oficina de Xilogravura Tradicional, com o professor e artista Antunis Arantes, atividade que é fixa da unidade e está com inscrições abertas pelo e-mail ccom@goias.gov.br, a escola também recebe oficinas de artistas que expõem nas galerias do Centro Cultural Octo Marques, como contrapartida pelo aluguel do espaço para suas mostras.

Em abril, a EAV segue com atividades iniciadas em março: Oficina de Xilogravura com Antunis Arantes e Grupo de Estudos Arte em Transição, com Jocy Meneses.

Para quem não teve a oportunidade de se inscrever ainda pela escola, ainda há tempo. 

Ambas as oficinas estão com inscrições gratuitas abertas. Para se inscrever, é preciso enviar um e-mail para ccom@goias.gov.br com o nome da atividade, nome completo, e-mail e telefone para contato.

Saiba mais

Teatro Goiânia apresenta “Show do Mussa”

Teatro Basileu França apresenta exposição gratuita de artes visuais

TeNpo 2025 divulga programação de espetáculos

Cine Cultura exibe reflexões sobre a ditadura em duas estreias

O post Escola de Artes Visuais completa 33 anos nesta quinta-feira apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Previous Post
Next Post