A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) é referência em inovação tecnológica para instituições, entidades civis e unidades de saúde localizadas em diferentes pontos do estado.
Na quarta-feira (02/04), representantes da Com.unidade Inovação Médica fizeram uma visita à equipe da Superintendência de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital (Sutis) da SES-GO com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pelo grupo, em especial os programas que alcançaram visibilidade nacional e que foram contempladas com prêmios de reconhecimento público.
Com.unidade Inovação Médica
A Com.unidade Inovação Médica é um hub de inovação tecnológica estruturada com o propósito de trabalhar, em diversas frentes, a cultura digital e de transformação digital na saúde em Goiás. A entidade, presidida pelo médico Paulo Sérgio Pedrosa Miranda, tem como componentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia; Ver – Hospital de Olhos; Maternidade Nascer Cidadão; e empresas privadas.
A superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital da SES-GO, Luiselena Luna Esmeraldo, informa que a equipe repassou para os componentes da Com.unidade Inovação Médica como os programas foram estruturados, qual é a infraestrutura da SES-GO, os sistemas desenvolvidos e os grupos beneficiados pelas iniciativas.
“Procuramos detalhar a eles todo o trabalho realizado pela SES-GO no quesito de saúde digital”, pontuou.
Inovação tecnológica em saúde
Luiselena acentua que os programas tecnológicos desenvolvidos pela SES-GO facilitam o acesso da população aos serviços, garantem rapidez e excelência nas ações, economia e controle dos recursos aplicados pela pasta.
Entre as experiências exitosas efetivadas pela secretaria, ela destaca a inteligência artificial Susi; o Meu Prontuário Eletrônico (Meu PEP), a Classificação de Atenção ao Recém-Nascido (Caren) e o eBook, que apresenta abordagens teóricas e práticas para a padronização das informações em saúde.
“O Meu Pep disponibiliza ao cidadão uma gama de informações relacionadas ao histórico de saúde nas redes de saúde estadual e municipal”, explica Luiselena Esmeraldo.
A Caren, por sua vez, auxilia a equipe na priorização do atendimento aos recém-nascidos.
“Por meio de análise de dezenas de variáveis e de padrões aprendidos a partir de dados históricos, essa inteligência artificial consegue mensurar o grau de atenção requerida por cada bebê, em uma escala que vai de 0 a 100”, ressalta a superintendente.
Paulo Miranda informa que a Com.unidade Inovação Médica é uma agremiação aberta á participação das pessoas que almejam alcançar o aprimoramento tecnológico no local onde trabalham.
“Viemos para entender como que essas tecnologias estão sendo feitas, e como podemos desenvolver programas semelhantes”, acentua.
Ele destacou que a visita foi extremamente relevante e que cada um dos componentes do grupo teve a oportunidade de captar ações que podem ser aplicadas à sua própria jornada.
O post SES é referência em inovação tecnológica em saúde apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.