TeNpo oferece oficinas gratuitas de arte circense

Tecido acrobático, trapézio, diabolô, claves e muito mais: as oficinas de arte circense da 20ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo 2025) vão apresentar uma série de técnicas e práticas em acrobacias e malabares.

As aulas serão de 23 a 26 próximo, das 9h às 11h, no Circo Laheto, instalado no campo ao lado da Escola Municipal Jesuíno Gonçalves dos Reis. Podem participar alunos acima de 7 anos.

Oficinas

As oficinas são gratuitas e contam com 15 vagas para a modalidade de malabares e 15 para a de acrobacias. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas de forma presencial no Centro Cultural de Porangatu, sendo encerradas após o preenchimento das vagas.

Na inscrição, os interessados devem apresentar os documentos pessoais e, no caso de crianças, estarem acompanhadas de um responsável.

Na oficina de malabares, ministrada por Dalila de Souza e Junio de Araujo, serão praticados exercícios com diabolô, claves, argola, bolinhas e malabares de lenço, com a apresentação de técnicas básicas e a elaboração de números circenses. A metodologia inclui jogos e brincadeiras com os equipamentos, além de treinos técnicos e apresentações artísticas.

Já a modalidade de acrobacias de solo e aéreas, do oficineiro Renerson dos Santos, vai apresentar movimentos em tecido duplo liganete, trapézio solo, lira, equilíbrios de mãos com auxílio de aparelhos, entre outros. Serão ministradas aulas teóricas e práticas, com preparação física de alongamento, flexibilidade e força abdominal, além de acrobacia de força combinada com equilibrismo e expressão corporal.

Oficinas cênicas

Além das oficinas circenses, o TeNpo oferece também atividades formativas relacionadas às artes cênicas. As modalidades são: “Jogos teatrais para a cena e para a sala de aula”; “Dramaturgias Emergentes: Território dos Objetos”; “Danças Negras que transformam as Ruas”; e “O corpo do Ator na interpretação para Teatro, Cinema e Televisão”.

Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de abril no site https://web.ufg.br/plateia-editais/#/edital/cp03-inscricao-para-oficinas-de-artes-cenicas.

Espetáculos

A mostra, que ocorre de 22 a 26 de abril, conta com apresentações de seis grupos regionais, além de atrações nacionais e itinerantes. O repertório abrange do drama à comédia, passando por circo e palhaçaria.

A abertura oficial fica por conta do grupo Júlio Vann Produções Artísticas, com a peça “Niq – Por estradas mundo afora”. Já no encerramento, Lucélia Santos apresenta o renomado “Vozes na Floresta – Chico Mendes Vive”. A programação completa está disponível em http://mostratenpo.cultura.go.gov.br/.

A 20ª edição do TeNpo é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). A iniciativa tem correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), e parceria do Goiás Social, do Sesc Goiás, da Prefeitura de Porangatu e da Academia Viking Cross.

O post TeNpo oferece oficinas gratuitas de arte circense apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Previous Post
Next Post