O vice-governador, Daniel Vilela, participou da inauguração da nova ala de hemodinâmica do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), neste sábado (12/04). A unidade, referência em procedimentos de alta complexidade, agora contará com reforço nos atendimentos cardiovasculares, com apoio direto do Governo de Goiás.
A nova estrutura já realizou mais de 6 mil procedimentos desde 2022 e passa a integrar oficialmente o esforço estadual de regionalização da saúde, política implantada na gestão do governador Ronaldo Caiado.
“Este novo serviço terá parceria com o governo do Estado, para que possamos dar mais celeridade aos procedimentos. E o HMAP é hoje o hospital com o maior nível de satisfação entre os pacientes no Brasil”, destacou Daniel Vilela.
Durante a cerimônia, o vice-governador também anunciou novos investimentos no setor. Entre os destaques, está a chegada de uma unidade da faculdade de Medicina da Sociedade Israelita Albert Einstein em Goiás.
“Vamos ter ensino, pesquisa e atendimento de excelência. Isso qualifica a rede pública e consolida nosso Estado como referência em saúde no país”, afirmou.
Daniel também fez menção à evolução da saúde pública em Goiás. Segundo ele, o cenário mudou radicalmente nos últimos anos.
“Lembro que, antes mesmo da construção do HMAP, estive aqui com meu pai, Maguito Vilela. Aparecida tinha mais de 500 mil habitantes e contava apenas com três Cais precários. Hoje, temos hospitais regionais modernos e atendimento digno em todas as regiões.”
HMAP
Desde 2022, o HMAP é gerido pela Sociedade Israelita Albert Einstein. A unidade conta com 235 leitos e mais de 1.100 profissionais. A nova ala de hemodinâmica foi viabilizada por meio da doação de um paciente atendido pela rede privada do Einstein, em São Paulo, e permitirá a ampliação de procedimentos como cateterismo, angioplastia e correções cardíacas estruturais.
O hospital também faz parte do Projeto Supra, que conecta Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Samu a cardiologistas por meio de telemedicina. O protocolo permite a avaliação do eletrocardiograma em até sete minutos, o que já resultou em mais de 300 atendimentos emergenciais desde sua criação.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, ressaltou a importância do alinhamento com o Governo de Goiás para garantir a continuidade do modelo de gestão.
“Temos uma administração responsável, que mantém os pagamentos em dia e trabalha em conjunto com o Estado para expandir os serviços.”
Resultados
O impacto da nova estrutura já é percebido pelos pacientes. Hugo Alves da Silva, 75 anos, foi o primeiro a realizar uma cirurgia hemodinâmica pelo SUS em Goiás. Ele corrigiu uma anomalia cardíaca com o uso de prótese minimamente invasiva. “Foi tudo muito eficiente. Não precisei abrir o peito. Sou muito grato, salvou minha vida”, contou.
Outro caso é o de José Damásio, 58 anos, que sofreu um infarto em casa. “O atendimento foi rápido e salvador. A comunicação entre o Samu e o hospital foi perfeita”, afirmou.
O secretário estadual de Saúde, Rasível dos Santos, explicou que a nova ala seguirá diretrizes da gestão estadual. “Vamos ampliar os procedimentos vasculares e iniciar cirurgias cardíacas pediátricas por hemodinâmica”, afirmou.
O post HMAP passa ter ala de hemodinâmica com apoio do Governo de Goiás apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.