Três bailarinos da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França conquistaram dois dos três prêmios do Brasil no Youth America Grand Prix (YAGP), a mais importante competição de balé juvenil do mundo, finalizada no domingo (27/04), em Tampa, nos Estados Unidos.
Na categoria Sênior pas de deux, a dupla Marcus Vinícius Chagas Rufino e Martina Ines Sanchez Tolaba conquistou o 1º lugar Contemporâneo, ficando também no Top 12 Clássico, e Samuel Almeida Lima Araújo conquistou o 2º lugar na categoria Pré-Competitive Clássico Masculino. Um aluno de uma escola privada de São Paulo ficou com um 3° lugar na categoria Júnior.
A competição reuniu, na Flórida, 2,5 mil jovens bailarinos e bailarinas, provenientes de 35 países, de 5 continentes, entre 20 e 27 de abril.
Além dos prêmios, alunos da EFG em Artes Basileu França também ficaram entre os melhores classificados em outras categorias: Martina Tolaba ficou no Top 12 na categoria Sênior Feminina; na categoria Pré-Competitive (abaixo de 12 anos), Nicolas Laitano Librais entrou para o Top 12 Clássico Masculino; e Yasmin de Souza Silva alcançou o Top 24 Clássico Feminino.
“Com esses dois prêmios, nossos alunos alcançam a marca de 35 prêmios nas principais competições de balé do mundo desde 2023, o que faz do Basileu França a principal escola de formação técnica em balé do Brasil”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.
Segundo ele, o resultado vem dos investimentos feitos pela administração do governador Ronaldo Caiado na instituição, que oferece ensino gratuito e de alta qualidade a seus alunos. A pasta é responsável pela escola.
Seleção
O YAGP é uma competição voltada para bailarinos entre 9 e 19 anos e tem seletivas em todo o mundo, que culminam na grande final, encerrada no domingo.
Neste ano, a EFG Basileu França teve 12 alunos selecionados para a final, o maior número de todas as edições e a maior delegação brasileira da competição, sendo a única escola pública classificada (14 escolas privadas de outros estados dividiram as outras 17 vagas).
Durante o evento, os participantes vivenciam uma intensa imersão na dança, com aulas, ensaios e apresentações, proporcionando uma experiência internacional de alto nível e reconhecimento global. Os ganhadores recebem bolsas de estudo em grandes companhias de dança do mundo, sendo 17 em cidades norte-americanas e seis em outros países.
Para a diretora artística de Dança da EFG Basileu França, Simone Malta, o resultado não é surpresa.
“Vem sendo construído há anos, com muita dedicação, suor e trabalho intensivo junto com os estudantes. Nos preocupamos com cada detalhe e com o bem-estar de nossos artistas. É por isso que somos reconhecidos nacional e internacionalmente pela qualidade na formação técnica e integral de nossos estudantes”, explica.
Eficiência
Desde 2005, a Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França tem conquistado prêmios no YAGP, o que comprova a eficiência de seu processo formativo. A EFG Basileu França é uma unidade do Governo de Goiás, ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Desde 2021 é mantida por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás, via Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).
Resultados da delegação goiana no YAGP
1º lugar categoria Pas de Deux Sênior Contemporâneo: Martina Ines Sanchez Tolaba e Marcus Vinicius Chagas Rufino
2° lugar categoria Pré-Competitive Clássico Masculino: Samuel Almeida Lima Araújo
Top 12 categoria Sênior Feminina: Martina Ines Sanchez Tolaba
Top 12 categoria Pas de Deux Sênior Clássico: Martina Ines Sanchez Tolaba e Marcus Vinicius Chagas Rufino
Top 12 categoria Pré-Competitive Clássico Masculino: Nicolas Laitano Librais
Top 24 categoria Pré-Competitive Clássico Feminino: Yasmin de Souza Silva
Saiba mais
Basileu França leva a maior delegação brasileira para competição de balé nos EUA
Basileu França oferece curso gratuito de música em Jaraguá
O post Bailarinos goianos levam dois dos três prêmios do Brasil nos EUA apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.