Parque Altamiro de Moura Pacheco passa por reforma

O Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp), localizado a 12km de Goiânia, passa por reforma em estruturas administrativas a partir deste mês de abril. As obras estão concentradas na guarita de entrada do parque e na sede administrativa. Apesar das obras, as visitações no parque seguem abertas ao público. 

A reforma está sendo executada a partir de um acordo de cooperação entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a empresa Xingu Rio Transmissora de Energia Elétrica (XRTE).

O investimento de R$ 350 mil é de um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável (BNDES), ligado a um grande projeto da XRTE. As obras tiveram início na segunda quinzena de abril e devem ser encerradas no começo de novembro.

“Esta reforma vai prover melhor infraestrutura física para atividades administrativas de gestão do parque e, consequentemente, permitir um melhor atendimento aos usuários da unidade de conservação, como os servidores, pesquisadores, visitantes, entre outros”, afirma o Gerente de Implantação e Manejo de Unidades de Conservação da Semad, Caio César Neves. 

O parque oferece diversas atividades para quem busca contato direto com a natureza. Entre os principais atrativos estão as caminhadas e corridas em trilhas, passeios de bicicleta, prática de mountain bike e a observação da fauna e flora local.

O parque também é um excelente espaço para piqueniques, fotografia de natureza e momentos de contemplação da paisagem, proporcionando experiências de lazer e bem-estar em meio ao Cerrado.

“A gente recebe uma gama muito grande de visitantes, desde famílias que vêm passar o dia, atletas, estudantes universitários, estudantes do nível médio, pesquisadores, fotógrafos profissionais e amadores, e nós temos um desejo já há muito tempo de melhorar a nossa qualidade de atendimento a esses visitantes”, reforça o responsável pelo parque, Tiago Cintra.

O Peamp fica aberto à visitação pública de terça-feira a domingo, das 6 às 17 horas. Não há cobrança de ingresso e visitantes individuais não necessitam de agendamento.

Grupos interessados em realizar visitas monitoradas devem agendar a atividade previamente pelo telefone (62) 3265-1340, assim como visitantes com interesse em acessar o parque em datas, horários ou locais específicos.

Sobre o parque

Nome do Parque é uma homenagem a Altamiro de Moura Pacheco, médico, farmacêutico, escritor, pecuarista e político goiano, antigo proprietário da área (Foto: Semad)

O Peamp é uma unidade de conservação de proteção integral administrada pelo Estado de Goiás, criado pela Lei Estadual nº 11.878 em 30 de dezembro de 1992, com uma área de 3.183 hectares.

Posteriormente, a Lei Estadual nº 11.957, de 4 de maio de 1993, alterou a área para 2.132 hectares. O nome é uma homenagem a Altamiro de Moura Pacheco, médico, farmacêutico, escritor, pecuarista e político goiano, antigo proprietário da área.

O  Peamp é cortado pela Rodovia BR-060/153, que é a principal via de acesso. A entrada está localizada a cerca de 12 quilômetros de Goiânia e 10 quilômetros de Terezópolis de Goiás, sendo que todo o percurso é efetuado em pista dupla pavimentada, em bom estado de conservação. No geral, está inserido nos municípios de Goianápolis, Nerópolis e Goiânia.

O principal objetivo do parque é a proteção do maior remanescente de floresta estacional da região central de Goiás. O Peamp também possui sítios arqueológicos que abrigam vestígios da presença de povos indígenas agricultores-ceramistas da tradição Aratu, que viveram na região pelo menos até meados do século XIV. 

O reservatório do Ribeirão João Leite, principal manancial de abastecimento público do Estado de Goiás, fica protegido dentro do Parque e é responsável por parte do abastecimento da Região Metropolitana. Lá, também estão abrigados diversos córregos e nascentes, com destaque para os córregos Macaúba, Tamanduá, Carapina, Barreiro e Cana Brava, importantes afluentes do Ribeirão João Leite.

Saiba mais

Meio Ambiente lança Guia de Compostagem

Meio Ambiente divulga edital para gestão de fundos e recursos

O post Parque Altamiro de Moura Pacheco passa por reforma apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Previous Post
Next Post