Cine Cultura traz filmes premiados e debate sobre cinema

O Cine Cultura traz na programação desta semana a estreia do longa sul-coreano Uma Família Normal, além de uma sessão dupla com os filmes franceses Alegoria Urbana e Não Sou Eu, que entram em cartaz na quinta-feira (08/05). A sala também terá lançamento de curtas goianos com sessões gratuitas no sábado (10/05).

Aclamado em seu país de origem, Uma Família Normal chega ao circuito trazendo uma história envolvente e atual, prometendo emocionar o público. O longa se junta à sessão dupla composta pelas produções Alegoria Urbana (Allégorie Citadine, 21 min), de Alice Rohrwacher e JR, e Não Sou Eu (C’est pas moi, 42 min), de Leos Carax.

Alegoria Urbana parte da célebre alegoria da caverna de Platão para construir uma fábula contemporânea sobre liberdade e descoberta, imaginando o que aconteceria se o prisioneiro libertado fosse uma criança de sete anos. O filme foi exibido no Festival de Veneza e é uma colaboração entre a cineasta italiana Alice Rohrwacher e o artista visual JR.

Já Não Sou Eu, criado a convite do Centro Pompidou, é um mergulho poético e reflexivo na carreira do diretor francês Leos Carax. O filme revisita seus 40 anos de filmografia e os entrelaça com as transformações culturais e políticas das últimas décadas.

Como parte da valorização do cinema regional, no sábado (10/05), a entrada será gratuita em toda a programação. Às 14 horas, haverá o lançamento de curtas-metragens goianos, seguido, a partir das 16 horas, da 2ª edição da Kino Mostra, com sessões especiais e encontros com realizadores locais.

No dia 14 de maio, o Cine Cultura realiza a Sessão Iluminar: Shinya Tsukamoto e o cinema contemporâneo japonês, com debate sobre a obra do diretor conduzido por Rodrigo Cássio (UFG), Thiago Rabelo e Fabrício Cordeiro. O encontro propõe uma reflexão sobre a estética radical de Tsukamoto, seus temas recorrentes, como o corpo, a tecnologia e a alienação urbana, e sua influência na cinematografia japonesa e mundial.

Sucesso de público e crítica, Homem com H segue em cartaz na sala (Foto: Divulgação)

Também seguem em exibição na sala os longas Homem com H, de Esmir Filho; Pequenas Coisas Como Estas, dirigido por Tim Mielants; Oeste Outra Vez, de Érico Rassi; Cidade dos Sonhos, de David Lynch; e Uma Família Normal, do cineasta Jin-Ho Hur.|

O Cine Cultura é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles, na Praça Cívica, com sessões diárias. O valor do ingresso é R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), com pagamento em dinheiro ou via PIX. Às segundas-feiras, todos pagam meia.

Sinopses

Uma Família Normal (2025, Coreia do Sul, 16 anos, 116 min, dir: Hur Jin-ho)

No roteiro do filme, dois irmãos e suas esposas que se encontram para jantar e discutir como lidar com um crime violento cometido por seus filhos.

Pequenas Coisas Como Estas (2025, Irlanda, 12 anos, 98 min, dir: Tim Mielants) (Foto: Enda Bowe)

Bill Furlong (Cillian Murphy), um respeitável comerciante de carvão e madeira, leva uma vida simples com a família. Durante o período de Natal, ele faz uma descoberta perturbadora sobre um convento local e as jovens mulheres que ali vivem.

Oeste Outra Vez (2025, Brasil, 14 anos, 97 min, dir: Érico Rassi)

No sertão de Goiás, homens brutos que não conseguem lidar com suas fragilidades são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros.

Cidade dos Sonhos (2001, EUA, 16 anos, 147 min, dir: David Lynch)

Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória. Ao lado de Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz, Rita buscará por pistas e respostas a respeito de sua identidade.

Homem Com H (2025, Brasil, 16 anos, 130 min, dir: Esmir Filho)

A história de Ney Matogrosso ganha vida em Homem com H, que retrata sua jornada da infância rebelde ao estrelato. Filho de militar, enfrenta conflitos que moldam sua arte. Brilha no Secos e Molhados e, em carreira solo, se reinventa. Enfrenta perdas na epidemia da AIDS e se reconcilia com o pai antes de sua partida.

Alegoria Urbana (2024, França, 12 anos, 21 min, dir: Alice Rohrwacher e JR)

Na alegoria da caverna, Platão pergunta: O que aconteceria se um dos prisioneiros conseguisse se libertar das correntes e escapar da caverna? E se esse prisioneiro fosse Jay, um menino de sete anos?

Não Sou Eu (2024, França, 14 anos, 42 min, dir: Leos Carax)

Para uma exibição, que no fim nunca chegou a acontecer, o Centro Pompidou pediu a Leos Carax para responder, em imagens, à questão: “Onde você está, Carax?”. O cineasta, então, mergulhou no próprio universo e percorreu os 40 anos de sua filmografia, visitando momentos decisivos da carreira, enquanto capturava a evolução política de cada tempo.

Programação de 08 a 14/05

Dia 08/05 – Quinta-feira

15h – Oeste Outra Vez (14 anos)

17h – Alegoria Urbana + Não Sou Eu (16 anos)

18h45 – Cidade Dos Sonhos (16 anos)

Dia 09/05 – Sexta-feira

15h – Pequenas Coisas Como Estas (12 anos)

17h – Uma Família Normal (16 anos)

19h20 – Homem Com H (16 anos)

Dia 10/05 – Sábado

14h – Lançamento de curtas goianos: Porto Das Antas e No Território da Rainha (12 anos)

16h – 2ª Kino Mostra – Sessão Mulheres na Direção

19h – 2ª Kino Mostra – Sessão competitiva de curtas goianos

21h – 2ª Kino Mostra – Premiação

Dia 11/05 – Domingo

15h – Alegoria Urbana + Não Sou Eu (16 anos)

16h30 – Cidade Dos Sonhos (16 anos)

19h20 – Homem Com H (16 anos)

Dia 12/05 – Segunda-feira

14h – Oeste Outra Vez (14 anos)

16h – Pequenas Coisas Como Estas (12 anos)

18h15 – Alegoria Urbana + Não Sou Eu (16 anos)

19h40 – Uma Família Normal (16 anos)

Dia 13/05 – Terça-feira

14h30 – Uma Família Normal (16 anos)

17h – Oeste Outra Vez (14 anos)

19h – Homem Com H (16 anos)

Dia 14/05 – Quarta-feira

14h – Sessão Iluminar: Shinya Tsukamoto e o cinema contemporâneo japonês –

análise dos filmes de Tsukamoto pelo professor Rodrigo Cássio (UFG), pelo crítico e

pesquisador Thiago Rabelo e pelo curador Fabrício Cordeiro

17h – Uma Família Normal (16 anos)

19h20 – Homem Com H (16 anos)

Saiba mais

Claque Cultural entra na reta final para inscrições de artistas

Poeta angolano Ataopa lança livro na Vila Cultural Cora Coralina

O post Cine Cultura traz filmes premiados e debate sobre cinema apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Previous Post
Next Post