A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) abre, nesta terça-feira (20/05), as inscrições para a oficina gratuita Fabulação Crítica e Manipulação de Arquivos Visuais, ministrada pelo artista visual, cineasta e professor universitário Rafael de Almeida.
A atividade será realizada nos dias 27 e 28 de maio, das 18 às 21 horas, no Centro Cultural Octo Marques, onde atualmente está em cartaz a exposição individual Sob Nossos Cascos, do oficineiro.
As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (26/05), pelo e-mail ccom@goias.gov.br.
No assunto, o interessado deve colocar o nome da oficina e, no corpo da mensagem, data de preferência, nome completo, telefone e e-mail para contato. Interessados a partir de 16 anos precisam da autorização dos responsáveis, que devem incluir seus próprios dados na mensagem.
As vagas serão preenchidas por ordem de chegada dos e-mails. Os selecionados receberão resposta de confirmação. Serão disponibilizadas 20 vagas por dia de atividade. Os participantes receberão certificado.
A oficina é voltada a artistas, estudantes e pesquisadores interessados em práticas experimentais de imagem. O curso propõe uma investigação sobre o cruzamento entre arte, memória e território, apresentando técnicas como cianotipia, inteligência artificial generativa e intervenções poéticas em arquivos visuais.
Inspirado na fabulação crítica de Saidiya Hartman e na promptografia de Juan Martín Prada, Rafael de Almeida explora a criação de “falsos arquivos”, gerados por IA e retrabalhados com processos fotográficos históricos, levantando debates sobre autenticidade, testemunho e poder.
Sobre o artista
Nascido em 1987, em Goiânia, Rafael de Almeida é cineasta e artista visual, doutor em Multimeios pela Unicamp, com estágio na Universidad Complutense de Madrid e pós-doutorado na Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, leciona no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Seu trabalho transita entre cinema e artes visuais, utilizando montagem e colagem para construir narrativas visuais. Sua produção foi apresentada em festivais e salões de arte no Brasil e no exterior, incluindo: Salão Anapolino de Arte (2022), Bienal do Sertão de Artes Visuais (2023), Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto (2024), Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo – Sarp (2024).
Além disso, seu trabalho integra acervos de instituições como o Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS-GO) e o Museu de Arte Contemporânea de Jataí (GO).
A EAV é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que funciona no Centro Cultural Octo Marques, na Rua 4, 515, Centro (entrada pela Rua 7).
Saiba mais
Grupo Orum Aiyê Quilombo leva “Contos de Cativeiro” ao interior de Goiás
Espetáculo de dança “Trama” circula por cidades goianas
Vila Cultural Cora Coralina recebe “Floresta Invertida”
O post Secult inscreve para oficina gratuita sobre arquivos visuais e fabulação crítica apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.