Semad divulga resultado final da 1ª convocação do Cerrado em Pé

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) divulgou, no dia 21 de maio, o resultado definitivo da primeira convocação de selecionados para o programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) do Governo de Goiás, que foi batizado como Cerrado em Pé.

Foram deferidas 187 inscrições. A assinatura do contrato desse grupo deve ser formalizada até 30 de maio.

Pendências

A secretaria deu início a uma etapa, que é a correção de pendências (até dia 10 de junho). Após essa fase, o volume de inscrições deferidas e hectares deferidos deverá aumentar. A segunda convocação será feita em 20 de junho.

Haverá cinco dias para interposição de recursos, e o resultado final será publicado no dia 30 do mesmo mês. Todos os produtores rurais aprovados na segunda convocação serão chamados para assinar contrato até o dia 13 de julho.

Números do Cerrado em Pé

Das 571 solicitações, a secretaria deferiu, na primeira convocação, 187, cobrindo uma área de 6,9 mil hectares. Requereu correções em 372 processos e indeferiu somente quatro. Oito foram arquivados por desistência do proprietáro rural.

A Semad pagará 498 por hectare em parcela única, a ser debitada em julho desse ano. O valor subirá para R$ 664 por hectare para os donos de imóveis com nascentes degradadas, que se comprometerem a restaurar pelo menos uma dessas nascentes por ano. Todos os contemplados serão convidados a participar de uma cerimônia durante a Semana do Meio Ambiente.

O recurso virá do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema), que é integralizado por receitas advindas de multas, taxas e de Termos de Ajuste e Conduta (TAC). O primeiro ciclo do programa é realizao nos municípios de Niquelândia, Minaçu, São João d’Aliança, Cavalcante, Monte Alegre, Alvorada do Norte, Damianópolis, Mambaí e São Domingos. Cada proprietário teve que inscrever no mínimo dois hectares, e no máximo 100 por propriedade.

O PSA (Cerrado em Pé) remunera apenas a preservação da vegetação que fica em áreas que o produtor, do ponto de vista legal, poderia suprimir pra plantar ou cultivar gado, se quisesse. E não de reservas legais ou APPs, que já são protegidas por lei.

Confira o cronograma do PSA

13 de maio de 2025: publicação do resultado preliminar e abertura do prazo para interposição de recursos.

18 de maio de 2025: Fim do prazo para interposição de recursos ao resultado preliminar.

21 de maio de 2025: publicação do resultado definitivo, primeira convocação para assinatura de contratos e abertura do prazo para correção de pendências.

30 de maio de 2025: Fim do prazo para assinatura dos contratos pelos provedores convocados na primeira convocação.

10 de junho de 2025: Fim do prazo para correção de pendências.

20 de junho de 2025: Publicação do resultado preliminar da análise da correção de pendências e abertura do prazo para interposição de recursos.

25 de junho de 2025: Fim do prazo para interposição de recursos ao resultado preliminar da análise da correção de pendências.

30 de junho de 2025: Publicação do resultado definitivo da análise da correção de pendências e segunda convocação para assinatura dos contratos.

13 de julho de 2025: Fim do prazo para assinatura dos contratos pelos provedores convocados na segunda convocação.

1º de julho a 31 de julho de 2025: Pagamento da primeira parcela anual.

O post Semad divulga resultado final da 1ª convocação do Cerrado em Pé apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Previous Post
Next Post