A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) publicou o Edital nº 01/2025, que abre chamada pública para uma seleção e composição de banco de alfabetizadores populares voluntários no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).
O objetivo é fortalecer as ações de alfabetização de jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso ou continuidade nos estudos.
O edital prevê vagas específicas para os municípios de Inhumas e Trindade. Em Inhumas, há uma vaga destinada a alfabetizador(a) para atuar em turma na zona urbana. Em Trindade, são duas vagas: uma para alfabetizador(a) na zona urbana e outra para a zona rural, no município de Avelinópolis.
Além das vagas imediatas, será formado um banco de reserva, que poderá ser utilizado conforme surgirem novas demandas ou substituições durante a execução do programa.
Bolsa de incentivo
Para participar da seleção é necessário ter, no mínimo, 18 anos de idade, possuir, no mínimo, o ensino médio completo, ter disponibilidade para atuar até 10 horas semanais, não acumular outra bolsa incompatível com o Programa Brasil Alfabetizado, bem como participar da formação inicial e continuada oferecida pela Seduc/GO.
O alfabetizador voluntário receberá uma bolsa de incentivo no valor de R$ 1.200 mensais, sem vínculo empregatício, paga pelo Ministério da Educação (MEC), mediante validação das atividades pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás.
Inscrições para Programa Brasil Alfabetizado
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 26 de maio a 2 de junho de 2025, até às 17 horas, mediante o envio da documentação completa para o e-mail geeja.pacto@gmail.com, com o assunto: INSCRIÇÃO PARA BOLSA DE ALFABETIZAÇÃO DO PBA 2025.
Os candidatos devem enviar, em um único arquivo PDF, a ficha de inscrição preenchida, documentos pessoais, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e declaração de disponibilidade de tempo.
O processo seletivo será realizado por meio de análise curricular, com avaliação da formação acadêmica e experiência profissional. A convocação dos selecionados será feita de acordo com a necessidade do programa, conforme cronograma oficial.
Os alfabetizadores atuarão em espaços públicos e serão responsáveis por ministrar aulas, acompanhar a frequência e o desempenho dos alfabetizandos, além de realizar visitas domiciliares quando necessário.
Cronograma
No cronograma, o período de inscrições é de 26 de maio a 2 de junho; a divulgação do resultado preliminar será em 4 de junho; e o resultado final será anunciado em 6 de junho. A convocação dos selecionados ocorrerá no dia 9 de junho; e o início das atividades está previsto para 11 de junho de 2025.
O edital completo está disponível clicando aqui e dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail geeja.pacto@gmail.com.
O post Programa Brasil Alfabetizado abre vagas para alfabetizadores apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.