As inscrições para o Programa de Melhoramento Genético Bovino para Agricultura Familiar podem ser feitas até o dia 28 de julho. O edital completo do programa pode ser acessado em https://goias.gov.br/agricultura/programa-de-melhoramento-genetico-bovino-para-agricultura-familiar/.
A iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Emater Goiás, tem como objetivo oferecer tecnologias e assistência técnica para a implementação de Inseminação Artificial em Tempo fixo (IATF), além de capacitação em gestão, sanidade e nutrição aos produtores de leite selecionados.
O projeto prevê a participação de 450 agricultores familiares produtores de leite de várias regiões do estado de Goiás, prioritariamente nos 15 municípios que compõem as maiores bacias leiteiras: Orizona, Jataí, Piracanjuba, Bela Vista de Goiás, Rio Verde, Itapuranga, Silvânia, Vianópolis, Morrinhos, Pontalina, Luziânia, Itaberaí, Pirenópolis, Caçu e Goiás.
O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, reitera o papel fundamental da instituição no novo programa.
“Estamos empenhados na mobilização dos produtores de leite, principalmente nos municípios da bacia leiteira goiana, oferecendo apoio técnico no preenchimento e envio da documentação para que todos possam participar desta nova política pública oferecida pelo Governo de Goiás, que vai disponibilizar tecnologia e conhecimento para os beneficiados”, afirmou.
Programa de Melhoramento Genético Bovino para Agricultura Familiar
A iniciativa reforça a atuação do Governo de Goiás em políticas públicas voltadas ao fortalecimento da cadeia do leite.
“Este programa representa um avanço importante para a agricultura familiar goiana. Ao oferecer acesso à inseminação artificial em tempo fixo e capacitação técnica, estamos proporcionando aos pequenos produtores condições reais de modernizar seus sistemas produtivos, melhorar a qualidade do rebanho e aumentar a produtividade de forma sustentável. É uma política pública estruturante, que vai contribuir para ampliar a renda no campo, valorizar o trabalho das famílias pecuaristas e promover o desenvolvimento regional.”, destacou a titular em substituição da Seapa, Glaucilene Carvalho.
Os produtores de leite selecionados terão acesso a tecnologias e assistência técnica para a implementação de Inseminação Artificial em Tempo fixo (IATF), alternativa inovadora e eficaz para melhorar os índices de reprodução, aumentar a taxa de concepção e, consequentemente, elevar a produtividade do rebanho. Além disso, os produtores também serão capacitados em gestão, sanidade e nutrição.
Acesse o edital completo aqui: https://goias.gov.br/agricultura/programa-de-melhoramento-genetico-bovino-para-agricultura-familiar/.
O post Programa de Melhoramento Genético Bovino para Agricultura Familiar recebe inscrição até dia 28 apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.