O Dia Mundial do Bordado, em 30 de julho, será celebrado pela Escola de Artes Visuais (EAV) com uma semana totalmente destinada à Arte Têxtil. De 28 de julho e 2 de agosto, a iniciativa reunirá cinco atividades gratuitas que exploram técnicas de bordado e crochê sob a perspectiva criativa de quatro artistas, que ministrarão oficinas para compartilhar suas técnicas e perspectivas.
Também ocorrerá uma roda de conversa com as artistas oficineiras e o público, no dia 31 de julho pela manhã, sem necessidade de inscrição prévia.
Clara, Itandehuy Castañeda, Lara Cristina, Luísa Amélio e Laura Macêdo abordarão suas respectivas produções não só enquanto aos potenciais de versatilidade e materialidade da arte têxtil, mas também pela carga simbólica e de memória que essas técnicas representam para suas ancestralidade e na história da humanidade, com a formação de diferentes sociedades no mundo.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e começam na segunda-feira (21/07). Para se inscrever, é preciso enviar um e-mail para ccom@goias.gov.br com o nome da atividade, data escolhida para participar, nome completo, e-mail e telefone para contato.
A seleção é feita por ordem de chegada dos e-mails, e apenas serão válidos e-mails enviados a partir da data de abertura das inscrições.
Escola de Artes Visuais
A Escola de Artes Visuais é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) e funciona no Centro Cultural Octo Marques, no Edifício Parthenon Center, localizado na Rua 4, nº 515, no setor Central de Goiânia.
Oficinas
Oficina com Itandehuy Castañeda – 20 vagas (a partir dos 16 anos)
Inscrições: inscrições: de 21 a 27/007
Atividades: 28/07 (segunda-feira), das 9h às 12h | 29/07 (terça-feira) de 9h às 12h
Tem como objetivo mostrar uma das possibilidades que pode ter a arte têxtil nos espaços públicos, assim como fazer uso do corpo para tecer histórias, relações, saberes e experiências entre as/os participantes da oficina. A indústria dos tecidos é uma das que mais poluem o planeta, por isso, nesta oficina, serão reutilizados tecidos que os participantes pretendem descartar.
Itandehuy Castañeda é originária do povo de Tepoztlán, Morelos, México. A arte dos tecidos no México é muito forte entre os diversos povos originários, onde saberes ancestrais são tecidos por gerações. No meio desta grande influência de fios, cores e cosmogonias, pouco a pouco se costuram com a produção da arte têxtil pessoal em diversos projetos artísticos visuais até se tornar projetos de pesquisa de mestrado e doutorado desenvolvidos no Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Oficina com Luísa Amélio – 20 vagas (a partir dos 16 anos)
Inscrições: de 21 a 27/07
Atividades: 28/07 (segunda-feira), das 14h às 18h | 29/07 (terça-feira) das 14h às 17h
A oficina tem como objetivo oferecer meios teóricos e práticos para a introdução de alunos no crochê. Será destacado o aprendizado sobre a trama e as técnicas fundamentais deste fazer manual. Através de exemplos, a artista apresentará noções gerais de como produzir uma peça considerando o fio, a agulha e o modo de preservação.
Artista visual goiana e diretora de arte, realiza suas principais obras através da colagem analógica, onde gosta de dedicar a maior parte do seu tempo nas minúcias dos recortes e nas composições que a colagem permite. Sua pesquisa se expande para arte têxtil, experimentando possibilidades bidimensionais e tridimensionais com as técnicas de bordado e crochê. A pesquisa revela um potencial para a maximização dos trabalhos com agulha.
Oficina com Lara Cristina – 20 vagas (a partir dos 16 anos)
Inscrições: de 22 a 29/07
Atividades: 30/7 (quarta-feira), das 14h às 17h | 31/7 (quinta-feira), das 14h às 17h
O objetivo é utilizar o bordado, com a particularidade do papel, como ferramenta de atenção focal e sociabilização, na busca pelo autocuidado e expressão artística, unindo arte e saúde mental.
Educadora física de formação e artista em processo, Lara Cristina encontrou no bordado não apenas uma linguagem visual, mas um espaço de escuta, pausa e atravessamento. A pesquisa nas artes visuais parte da relação entre corpo, gesto e tempo, utilizando o fio como extensão sensível dessas experiências. Tem o bordado como ferramenta de cuidado e atravessamento emocional, um lugar onde arte e saúde mental se entrelaçam.
Oficina com Clara
Inscrições: de 22 a 31/07
Atividades: 1º/8 (sexta-feira) das 14hs às 17hs | 2/8 (sábado), das 9hs às 12hs
A atividade tem como intuito ensinar alguns pontos básicos essenciais para a criação de um bordado em bastidor. Estarão disponíveis alguns riscos para serem bordados, porém há também a possibilidade do participante criar em cima de desenhos originais.
Artista têxtil goiana, bacharel em Direção de Arte pela UFG e mestranda em Têxtil e Moda na USP, Clara aprendeu a bordar com sua avó desde pequena, mas somente na graduação entendeu os trabalhos com agulha como objeto de pesquisa na arte. Atualmente, pesquisa o bordado como forma de linguagem, o que envolve os papéis que foram assumidos por este respectivo fazer manual e como este se comporta ao longo de sua história.
Oficina com Laura Macêdo – 15 vagas (mulheres/ a partir dos 16 anos/ mães com seus filhos)
Inscrições: de 22 a 1º/08
Atividades: 26/07 (sábado), das 14h às 16h30
Conduzida pela professora-artista Laura Macêdo, a oficina “Fios que Desenham Memórias” propõe uma experiência sensível de bordado livre em papel para mulheres e seus filhos, com duração de até 2h30. Utilizando fotografias, papel e linhas coloridas, a atividade explora o bordado como forma de expressão artística e pessoal, estimulando concentração, escuta interna e criatividade.
Ao longo da oficina, os participantes desenvolvem composições visuais com agulha e linha, num processo meditativo guiado por temas como “memória” e “símbolo pessoal”. Materiais simples e acessíveis compõem a atividade, com foco no reaproveitamento e no acolhimento.
Laura Macêdo é historiadora e arte-educadora com especialização em Ensino de Artes Visuais pela UFG. Com atuação em instituições de ensino e projetos culturais, ela pesquisa o Modernismo brasileiro e a presença feminina nas histórias em quadrinhos. Seus trabalhos unem prática artística, pesquisa e formação, e também se expandem pelas redes sociais, onde promove ações educativas que aproximam o público da arte de forma afetiva e acessível.
Serviço
Semana da Arte Têxtil
Data: 28/07 a 02/08
Endereço: Escola de Artes Visuais – Centro Cultural Octo Marques, na Rua 4, 515, Centro (entrada pela Rua 7)
Inscrições gratuitas
O post Escola de Artes Visuais abre inscrições para oficinas de arte têxtil apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.