Estudantes da rede pública alcançam melhor média histórica na redação do Enem

O Ministério da Educação divulgou os microdados do Enem 2024, e as escolas e colégios da rede estadual de Educação de Goiás têm muito a comemorar. Os dados trazem um crescimento sustentável, gradual e constante na aprendizagem dos estudantes goianos.

O avanço é de aproximadamente 50 pontos entre os anos de 2019 e 2024. Isso demonstra que, mesmo após o período da pandemia da Covid-19, que assolou o mundo por dois anos, a educação pública goiana conseguiu se recuperar e ainda avançar.

Ao apresentar os números aos coordenadores regionais, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, destacou que os dados mostram que o caminho está correto, mas cobrou maior envolvimento de todos para que os resultados continuem melhorando:

“Temos que replicar as ações que deram certo dentro da rede e fazer esse crescimento acelerar cada vez mais.”

Desde 2019, foram adotadas medidas estratégicas, como a reformulação do currículo para fortalecer a produção textual dos estudantes, além da reestruturação na formação de professores, com foco em temas atuais e aprimoramento constante dos métodos de ensino-aprendizagem.

Estratégias

Outras ações que contribuíram diretamente para os bons resultados incluem:

a distribuição de equipamentos tecnológicos de última geração;

a oferta de aulas de reforço no contraturno, via ensino a distância;

a produção de material didático voltado à melhoria da escrita, como o Redação Nota Mil;

o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) para apoiar os estudantes na construção de textos de acordo com os critérios estabelecidos pelo Inep.

Empolgada com os números, a secretária Fátima Gavioli afirmou que este é o momento de intensificar os esforços, tendo em vista a proximidade do Enem 2025.

“Vamos, a cada dia, transformar a vida dos estudantes goianos, mostrando que eles podem, e devem, alcançar mais. Este é o momento de reforçarmos as ações do programa Só Vem Enem e prepararmos ainda melhor todos para o dia da prova”, conclamou.

Ranking

Na série histórica pós-pandemia, Goiás saiu de uma média de 549 pontos na redação em 2022 para 600 pontos em 2024. A curva ascendente comprova que as ações implementadas estão no caminho certo, com um crescimento médio de 25 pontos por ano.

A secretária também divulgou o ranking das 20 melhores escolas no Enem 2024, ressaltando que essas unidades são exemplos a serem seguidos. Entre elas, estão 14 Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás, cinco Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) e uma unidade de ensino regular.

O post Estudantes da rede pública alcançam melhor média histórica na redação do Enem apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Previous Post
Next Post