A Cia de Teatro Nu Escuro, referência nas artes cênicas goianas, desembarca em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros, para duas apresentações gratuitas na Praça da Bíblia. No dia 25 de julho, às 19 horas, o grupo encena a comédia O Cabra que Matou as Cabras. No dia seguinte, no mesmo horário e local, é a vez do delicado e provocador Dramas ao Cubo.
Ambas as apresentações fazem parte do projeto de manutenção da companhia, que em 2025 celebra 29 anos de trajetória ininterrupta. A circulação dos espetáculos é viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Após Cavalcante, a turnê segue para Morrinhos, onde Dramas ao Cubo será apresentado no dia 2 de agosto, às 17 horas, no Lago Municipal Recanto das Araras, e O Cabra às 20h, no Teatro Juquinha Diniz. A circulação dos espetáculos é viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Peças da Cia Nu Escuro
O Cabra que Matou as Cabras é uma das peças mais emblemáticas da Nu Escuro. Comemorando duas décadas desde sua estreia, a montagem traz a história de um advogado trapaceiro envolvido em um misterioso caso de assassinato de cabras e bodes.
A peça é uma livre adaptação da obra medieval francesa A Farsa do Advogado Pathelin, combinando elementos do teatro popular nordestino, cordéis, fábulas e esquetes de picadeiro.
Já Dramas ao Cubo, dirigido pela bonequeira e pesquisadora Izabela Nascente, traz uma experiência sensorial e intimista: o público assiste a pequenas cenas por meio de visores individuais, com narração e trilha transmitidas por fones de ouvido. Cada “caixote” revela, em até dois minutos, histórias potentes de mulheres que desafiaram convenções e marcaram seu tempo.
Inspirado nas câmeras lambe-lambe de fotografia de rua, o espetáculo utiliza uma linguagem genuinamente brasileira, criada na Bahia nos anos 1980, que une teatro de formas animadas e artes visuais.
Sobre o grupo
Fundada em 1996, em Goiânia, a Cia Nu Escuro é reconhecida nacionalmente por sua pesquisa em dramaturgia autoral, teatro de animação e processos colaborativos. Com mais de 15 montagens no repertório, o grupo já passou por dezenas de festivais e projetos culturais por todo o país.
O atual projeto de manutenção inclui não só a circulação pelo interior do estado, como também oficinas com mestres do teatro brasileiro e a remontagem da premiada peça “O Alienista”, baseada na obra de Machado de Assis, que discute temas como saúde mental, poder e intolerância.
Serviço
Circulação da Cia Nu Escuro em Cavalcante e Morrinhos
Cavalcante
Sexta-feira (25/07) – O Cabra Que Matou as Cabras
Sábado (26/07) – Dramas ao Cubo
Local: Praça da Bíblia
Horário: 19h
Morrinhos
Sábado (02/08) – Dramas ao Cubo
Local: Lago Municipal Recanto das Araras
Horário: 17h
Sábado (02/08) – O Cabra Que Matou as Cabras
Local: Teatro Juquinha Diniz
Horário: 20h
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Fotos: Rubens Cerqueira
O post Cia Nu Escuro leva espetáculos gratuitos para Cavalcante e Morrinhos apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.