Na cidade de Goiás, Caiado prestigia inauguração do Museu da Juceg

Em continuidade à série de agendas na cidade de Goiás, que comemora 298 anos e recebe a transferência dos poderes do estado, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama, Gracinha Caiado, participaram, nesta terça-feira (29/07), da abertura do Museu do Registro Empresarial Goiano, da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg).

No mesmo local, Caiado e Gracinha prestigiaram ainda a inauguração da nova sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag).

Segundo Caiado, no início de seu governo, a Juceg ocupava a última posição nacional entre as Juntas Comerciais brasileiras.

“Com uma progressão importante na qualificação da estrutura e na eficiência do atendimento ao empresariado goiano, saímos da 27ª posição e somos hoje uma referência em celeridade, com uma tecnologia moderna e avançada utilizada para facilitar a vida dos cidadãos”, enalteceu o governador.

Caiado ainda pontuou frisar o apoio do Governo de Goiás à instituição para utilização de métodos cada vez mais modernos.

O gestor goiano sublinhou que Goiás é o estado que mais avança na chamada Lei de Empresas, que tem como objetivo facilitar o registro empresarial.

“Fizemos com que mais de 960 cnae’s fossem excluídos das exigências iniciais obrigatórias para que o cidadão pudesse avançar na instalação da sua empresa e ir atendendo as exigências de forma gradual. É um processo que vem para facilitar a vida dos goianos”, explicou.

Museu da Juceg tem como objetivo valorizar a memória institucional da entidade e narrar a evolução do registro mercantil em Goiás ao longo da história do município (Foto: Larissa Melo)

A inauguração do museu ocorre durante a celebração dos 125 anos da Juceg.

O espaço, que pertence à Junta Comercial e foi cedido pelo Governo de Goiás para a nova sede da OAB, tem como objetivo valorizar a memória institucional da entidade e narrar a evolução do registro mercantil em Goiás ao longo da história do município.

Na oportunidade, foi lançado o livro Juceg – 125 anos do Registro Empresarial Goiano, de autoria do jornalista goiano Leandro Resende (Foto: Larissa Melo)

No local, os primeiros livros de registros do Estado, escritos à mão, compõem o acervo do museu, bem como atas, fotografias e um painel de ex-presidentes da Juceg. Na oportunidade, ainda foi lançado o livro Juceg – 125 anos do Registro Empresarial Goiano, de autoria do jornalista Leandro Resende.

O presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, destacou que o momento é histórico para a instituição e se trata de um legado que eterniza a trajetória do progresso e empreendedorismo goiano.

Segundo Siqueira, os visitantes do museu serão conduzidos a uma jornada que narra a evolução e desenvolvimento da Juceg e de Goiás.

Obra Juceg – 125 anos do Registro Empresarial Goiano, de autoria do jornalista goiano Leandro Resende, relata trajetória do progresso e empreendedorismo goiano (Foto: Larissa Melo)

“Essa história de sucesso é fruto da ousadia de nossos empresários visionários que, geração após geração, encontraram no poder público um aliado comprometido. E hoje, sob a liderança de Ronaldo Caiado, que tanto tem investido em políticas pró empresariais, vemos um testemunho dessa transformação contínua”, enalteceu.

Advocacia goiana

Em seguida, o governador goiano acompanhou a inauguração da nova casa da advocacia vila-boense, instalada em um sobrado localizado no centro histórico da primeira capital goiana e que chama a atenção pela fachada que valoriza a arquitetura original.

O imóvel passou por um minucioso processo de reestruturação aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), respeitando as diretrizes de preservação arquitetônica e cultural do local.

“Vocês recuperaram e modernizaram toda a arquitetura, respeitando a história. Construíram algo digno com padrão de excelência”, elogiou Caiado.

O vice-governador, Daniel Vilelaobeservou que na cidade de Goiás, a história jurídica e política se entrelaçam. E que a advocacia é um dos pilares da democracia e da defesa dos direitos fundamentais.

“A presença da OAB neste momento simbólico reforça o compromisso de todos nós com a cidadania. Tenho muito orgulho de integrar um governo que valoriza o diálogo entre os Poderes e respeita o papel das instituições”, ressaltou o vice-governador, Daniel Vilela.

Ronaldo e Gracinha Caiado acompanham inauguração da nova casa da advocacia vila-boense (Fotos: Larissa Melo)

A nova estrutura possui auditório com capacidade para aproximadamente 80 pessoas, tornando-se um local ideal para eventos, cursos e encontros institucionais, além de salas de reuniões, espaço de autoatendimento e área externa preparada para eventos sociais e corporativos.

“Esse sonho da nossa nova sede iniciou há quatro anos, quando fizemos um pedido junto ao governador. E hoje estamos aqui colhendo os frutos”, comentou Murilo Dantas, presidente da subseção de Goiás da OAB.

“Caiado está marcado na história do Estado e da cidade de Goiás por iniciar uma ética restaurada com relação a nós da OAB”, completou.

O presidente da OAB-GO, Rafael Lara, destacou que a inauguração representa um sonho da advocacia goiana, que almejava por um local digno e que demonstrasse a pujança e tamanho da advocacia estadual.

“Trazemos como mote a defesa da cidadania e a construção de pontes de diálogo. E aprendemos com Caiado, desde o primeiro dia de sua gestão, a construir esse diálogo com o poder judiciário, legislativo, executivo e demais esferas. Goiás tem sido um exemplo para o Brasil de união e diálogo institucional, que são construídos a muitas mãos”, disse Rafael Lara.

Já a secretária-geral da Casag, Chrissia Bandim, enfatizou que a subseção da cidade de Goiás é a mais bonita do Estado.

“É linda por ser um patrimônio histórico, por reunir história e tecnologia. E vai agregar muito”, resumiu, ao desejar que cada vez mais subseções recebam melhorias, com espaços cada vez mais tecnológicos.

Maçonaria

Ainda dentro da programação da transferência da capital, o governador Ronaldo Caiado prestigiou a instalação simbólica da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás (Gleg) na cidade de Goiás.

“A vinda da Loja Maçônica para cá é um momento histórico e também de participação e engajamento da população” comentou Caiado.

Acompanhando a solenidade, o vice-governador Daniel Vilela destacou que a Grande Loja tem tido uma importância de grande para o Estado no que se refere a evolução da sociedade, como um grande parceiro do poder público.

Já o presidente da Maçonaria no município, Mohamid Oliveira, abençoou e agradeceu às autoridades pelos feitos em prol do Estado.

Saiba mais

Caiado visita sedes simbólicas do sistema de Justiça na cidade de Goiás

O post Na cidade de Goiás, Caiado prestigia inauguração do Museu da Juceg apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Previous Post
Next Post