A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França participa da exposição Visões Compartilhadas, de 5 de agosto a 30 de setembro, no Instituto Panamericano da Visão, em Goiânia. A mostra, organizada pela entidade médica juntamente com o Instituto Rizzo, tem o objetivo de construir um espaço que integra arte e humanização.
Durante os dois meses, pacientes, acompanhantes e visitantes vão poder conhecer mais de 40 quadros criados por estudantes e professores do Basileu França, que vão ficar expostos no saguão da clínica.
Segundo a coordenadora da escola, Gisele Jacinto Lopes, a exposição é uma importante inciativa para celebrar o talento dos artistas goianos, tantos aqueles que estão em formação, quanto os profissionais já conhecidos em Goiás.
Visões Compartilhadas
As peças que serão expostas fazem parte dos acervos pessoais de cada artista, sendo que muitas delas foram produzidas no ateliê da unidade, com destaque para pinturas a óleo, acrílica e com uso de colagens.
“Reunimos alunos e professores dos cursos de pintura em um espaço de trocas, experiências e múltiplas expressões artísticas. Aqui, cada obra revela a identidade de quem a criou, seja por meio da pintura a óleo, acrílica ou colagens, e, ao mesmo tempo, dialoga com as demais em uma construção coletiva. Temos a honra de contar com grandes nomes como Carlos Catini, Alexandre Liah, Fernanda Porto e Liliam Rocha, artistas-professores que, com sua trajetória e sensibilidade, inspiram e compartilham seus processos criativos com os alunos. Também celebramos o talento de novos artistas em formação, que vêm se destacando e mostrando a força da arte em transformação”, destaca a coordenadora.
Para a diretora-executiva do Instituto Rizzo, Gabriela Rizzo, a exposição reforça os valores centrais da instituição.
“O Instituto Rizzo se consolida como ponte entre passado e futuro, promovendo preservação cultural, arte e meio ambiente em Goiás. Com Visões Compartilhadas, damos um novo passo: abrir nossos projetos para uma comunidade mais ampla, usando a arte como elo entre pessoas e suas emoções. Queremos promover trocas reais, fortalecer nossa cultura e valorizar talentos locais”.
Em sintonia, o diretor-geral do Instituto Panamericano da Visão, o médico oftalmologista Clausmir Zaneti Jacomini, afirma que a abertura da exposição Visões Compartilhadas marca um passo importante na missão do IPVisão de ir além da saúde ocular.
“Acreditamos que a arte também cura. Este projeto nasceu do desejo de transformar o ambiente hospitalar em um espaço que acolhe com beleza, cultura e sensibilidade. É uma forma de oferecer mais do que atendimento: oferecer experiências que tocam, emocionam, alegram”, afirma.
Serviço
Assunto: Exposição Visão Compartilhada
Quando: 5 de agosto a 30 de setembro de 2025
Onde: Instituto Panamericano da Visão – Av. T-8, n° 171, St. Marista, Goiânia
O post Basileu França participa da exposição “Visões Compartilhadas” apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.