Escolas do Futuro capacitam alunos e professores de redes municipais

O Governo de Goiás está firmando parcerias com prefeituras para ampliar o acesso de estudantes e professores das redes municipais às Escolas do Futuro (EFGs). As instituições contam com estruturas de ponta e são voltadas para o ensino de tecnologia e programas de empreendedorismo inovador.

Com mais de 12 mil m² de área e R$ 20 milhões em investimentos, cada unidade oferta cursos gratuitos para facilitar o ingresso dos estudantes no mercado da tecnologia e, agora, também vai ajudar na capacitação de professores.

Parcerias

A primeira parceria firmada foi com a prefeitura de Aparecida de Goiânia a fim de oferecer cursos, oficinas e formações em áreas ligadas à tecnologia, inovação, leitura e criatividade aos alunos, professores e servidores da rede municipal.

Mais de 90 diretores escolares participaram da primeira capacitação na EFG Luiz Rassi nesta semana, onde foi apresentada toda a estrutura da unidade, incluindo os diversos laboratórios.

Durante a visita, os gestores participaram de uma programação imersiva que demonstrou na prática como os espaços da escola são utilizados para promover metodologias pedagógicas inovadoras.

No laboratório de robótica, por exemplo, os gestores acompanharam a montagem e programação de robôs. Já no espaço STEAM, foram exibidos projetos com Arduino, sensores e prototipagem rápida. Também foram destaque os laboratórios de automação, eletrônica, informática e o I9 Lab, com impressoras 3D, realidade virtual e corte a laser.

“Queremos ajudar na formação dos professores, com técnicas pedagógicas inovadoras, incentivo à robótica e à tecnologia, ao passo que também ajudamos na formação dos alunos. Estamos bastante animados e este é só o começo. Já iniciamos diálogo com a prefeitura de Goiânia e faremos o mesmo com as prefeituras de Mineiros, Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Catalão”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.

Estrutura das Escolas do Futuro são usadas por estudantes e professores de redes municipais (Foto: Secti)

Avaliações

Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Valdivina Guimarães, no Residencial Brasicon, Luciana Oliveira afirma que a estrutura da EFG não é encontrada nem na rede privada.

“É excepcional a gente pensar que isso tudo é público e aberto para a nossa capacitação profissional. Nunca vi uma estrutura dessa nem na rede privada e é muito bom saber que este é um lugar dos goianos para ampliar as possibilidades de mercado de trabalho para as nossas crianças”, ressaltou.

Para a secretária municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, Núbia Farias, a visita foi um divisor de águas.

“Quando viemos aqui e conhecemos de perto, a sensação era de estar em outro país. E é essa oportunidade que queremos oferecer aos nossos alunos. A Escola do Futuro é coordenada pelo Governo de Goiás e pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o que dá muita credibilidade. Precisamos levar esses meninos além, oferecer formação técnica, abrir caminhos. A parceria vai nos permitir isso, com cursos para os alunos, formações para os professores e servidores, tudo com profissionais altamente qualificados e de forma gratuita”, pontuou.

A diretora de Desenvolvimento e Avaliação do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da UFG, Alethéia Ferreira da Cruz, destacou a importância de proporcionar vivências inovadoras aos gestores escolares.

“A gente sabe o quanto é importante um professor bem informado na escola, o quanto ele encanta os estudantes. E um estudante encantado pelo professor consegue ficar engajado, ele quer permanecer na escola, ele quer aprender”, afirmou.

O post Escolas do Futuro capacitam alunos e professores de redes municipais apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Previous Post
Next Post