O Governo de Goiás sedia, em uma estrutura pública inédita no país, três primeiros supercomputadores Nvidia DGX B200 da América Latina. Instaladas no data center corporativo da Secretaria-Geral de Governo (SGG), as máquinas pertencem ao Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia/UFG) e têm capacidade de acelerar projetos estratégicos de inovação por meio da Inteligência Artificial (IA).
Com potência individual de 72 petaFLOPS de desempenho para treinamento e 144 petaFLOPS para inferência, os supercomputadores possibilitam o desenvolvimento de produtos e serviços complexos baseados em IA, inclusive com aplicações em inteligência artificial generativa.
Supercomputadores
A instalação foi viabilizada pela infraestrutura disponibilizada pelo Governo de Goiás, que dispõe de um ambiente com redundância de facilities, como grupos geradores, banco de baterias e sistema de climatização com ar-condicionado de precisão, o que garante alta disponibilidade, segurança e estabilidade para operações críticas.
“A estrutura de data centers construída com recursos do Tesouro Estadual, nos colocou em uma posição de destaque nacional. Hoje, somos o único estado com infraestrutura compatível para sediar supercomputadores dessa magnitude, o que abre caminho para soluções inovadoras no serviço público”, afirma o secretário-geral de Governo, Adriando da Rocha Lima.
Goiás segue investindo em tecnologias de ponta para fortalecer a inovação e a inteligência artificial no setor público. Um dos avanços mais significativos é a adoção do modelo Nvidia DGX B200, o equipamento mais avançado da atual geração de supercomputadores voltados à inteligência artificial.
“A presença em Goiás consolida o estado como polo estratégico para inovação tecnológica na gestão pública”, salienta o subsecretário de Tecnologia da Informação, Márcio Cesar Pereira.
Parceria
A parceria entre o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (CEIA/UFG) e o Governo de Goiás tem como objetivo central fomentar a pesquisa e o desenvolvimento da Inteligência Artificial no estado.
Embora as máquinas estejam sob gestão do Ceia, elas poderão ser utilizadas em projetos de IA desenvolvidos por qualquer pasta do governo estadual, com potencial para beneficiar diretamente áreas como saúde, educação, controle e economia.
A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a modernização da gestão pública por meio da tecnologia, abrindo novas possibilidades para o uso estratégico da inteligência artificial em políticas públicas e serviços para a população.
O post Estado investe em supercomputadores para uso de IA apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.